TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha De Credito

Casos: Linha De Credito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

Demonstrar quais as linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil disponíveis para pequenos, médios e grandes produtores rurais, de modo a proporcionar o desenvolvimento local e solidário, a baixo custo e de forma sustentável, melhorando a qualidade de vida.

4.2 Objetivos específicos

Levantar com base no cadastro dos agricultores da Feira da Lua, da cidade de Ibaiti, as seguintes informações:

- Entender os mecanismos para conceder os apoios de crédito;

- Verificar as dificuldades enfrentadas pelos agricultores para a liberação desses créditos;

- Mostrar aos agricultores as baixas taxas de juros, que gerem renda aos agricultores familiares e aos assentados da reforma agrária;

- Identificar as principais linhas de créditos do Banco do Brasil, junto aos agricultores;

- Detectar e analisar os parâmetros e indicadores de sustentabilidade sócio-ambiental nos sistemas estudados e compreender, de forma integrada, as relações existentes entre esses agricultores;

- Comparar as comunidades rurais do ponto de vista de manejos, tanto sustentáveis quanto não sustentáveis.

- Reduzir os custos da produção a partir de compras conjuntas de insumos e equipamentos.

5. HIPÓTESES

Existem diversas opções de apoio de crédito para produtores rurais no Banco do Brasil. A Instituição mantendo linhas de crédito para esses produtores e promovendo juntamente com os mesmos, um projeto sustentável, ajudará esses agricultores a produzir com qualidade, saber quais fertilizantes, adubos poderão usar na terra, os equipamentos corretos, com isso, diminuirá o risco de crédito para o Banco.

E ainda, preocupar-se com o bem-estar-social da comunidade e a preservação do meio ambiente, em que a produção poderá continuar a suprir as atuais necessidades da sociedade sem afetar o meio ambiente.

6. REVISÃO DE LITERATURA

6.1. Conceito de crédito

A origem da palavra crédito vem do latim creditum que significa confiança, empréstimo, dívida, tendo hoje a expressão um significado muito mais amplo. Para definir crédito é necessário ressaltar três elementos essenciais: o elemento subjetivo, que é a confiança, a apreciação ou juízo favorável que o possuidor do capital tem da pessoa ou do grupo de pessoas que permitirá o crédito; o elemento material, que consiste no capital, soma de dinheiro em moeda corrente e em alguns casos raros, quantidade de bens corpóreos; e o elemento tempo, que é o intervalo existente entre a prestação cumprida por uma parte e a que será comprida pela outra parte.

Segundo SCHRICKEL (2000, p.38):

“Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém destacar ou ceder, temporariamente, parte de seu patrimônio a um terceiro, com expectativa de que esta parcela volte à sua posse integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado.”

Esta parte do patrimônio pode estar materializada por dinheiro (empréstimo monetário) ou bens (empréstimos para uso, ou venda com pagamento parcelado, ou a prazo). Pelo fato de esta cessão patrimonial envolver expectativas quanto ao recebimento da parte cedida, é imperativo reconhecer que a qualquer crédito está associada a noção risco, portanto o gerente de crédito deve lembrar-se que, ao vender um crédito, está automaticamente comprando um risco com todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com