TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha De Crédito

Dissertações: Linha De Crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

2. RISCO DE MERCADO

Referem-se à possibilidade de perdas em função da variação em alguma condição de marcado, tais como, preços de ativos, taxas de juros, taxas de câmbio. Principalmente com o advento dos instrumentos financeiros derivativos, as instituições dispõem de instrumentos capazes de mitigar, ou até mesmo eliminar, a exposição aos Risco de Mercado “Hedge”.

“Risco de Mercado é a possiblidade de desvalorização ou de valorização de um ativo devido a alterações políticas, econômicas gerais, tanto nacionais como internacionais ou em decorrência da situação individual de uma empresa ou banco. É o risco de que mudanças nos preços e nas taxas no mercado financeiro reduzam o valor das posições de um título ou de uma carteira.” BERNARDO [3] (2010)

No entanto, dependendo da política ou do plano de negócios da instituição, pode ser desejável certo grau de exposição às diversas “fases” do Risco de Mercado, desde que adequadamente gerenciado. Isso porque a exposição, se por um lado gera possibilidade de perda, também gera possibilidade de ganhos.

“Na prática, a gestão de risco de mercado é feita de forma consolidada, isto é, todas as operações vincendas das agências devem ser consideradas.” FORTUNA (2013, p.955)

A estrutura de gerenciamento do risco de mercado deve prever, entre outros: as políticas e estratégias que estabeleçam os limites operacionais e os procedimentos destinados a manter a exposição ao Risco de Mercado em níveis considerados e aceitáveis pela instituição; os sistemas para medir, monitorar e controlar a exposição ao risco de mercado, tanto para as operações incluídas na carteira de negociação quanto para as demais posições; a realização de simulações de condições extremas de mercado – testes de estresse (não exigidas para as cooperativas de câmbio).

O Risco de Mercado é dividido em três tipos. Podem ser:

i. de Preço;

ii. de Taxas de Juros;

iii. de Câmbio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com