TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha De Produção De Ladrinhos Hidráulicos Em São Luís - MA

Pesquisas Acadêmicas: Linha De Produção De Ladrinhos Hidráulicos Em São Luís - MA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

Sinopse do caso: Linha de Produção do Ladrilho Hidráulico em São Luís - MA1

Thiago Mendes de Matos2

Caroline Pedraça3

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Este trabalho tem o objetivo de trazer informações técnicas e especificas sobre a fabricação de ladrilhos hidráulicos. Os ladrilhos hidráulicos ou piso hidráulico, geralmente encontrado em construções antigas e importantes na Europa do século 19, chega ao Brasil na segunda metade do século XIX e teve uma grande produção entre as décadas de 30 e 50, chega ao país pelos imigrantes italianos. Pelas suas belas e variações formas e texturas das peças, eram usados em áreas, com uma grande variação de cores, desenhos e texturas. Mas, em 1960, o ladrilho foi muito prejudicado, com o inicio da produção da cerâmica industrializada e logo, as fábricas de ladrilho hidráulico começara a fechar. Então, diminuiu a utilização ladrilhos hidráulicos por arquitetes em suas construções.

Aparte da década de 80 somente, os arquitetos voltaram, moderadamente a valorizar o uso de revestimentos hidráulicos, com o objetivo de personalizar projetos eles criaram mosaico. No entanto, a forma de produção dos ladrilhos hidráulicos continua artesanal e manualmente, sem uso de maquinas e eletricidade.

Segundo a NBR 9457:1986 descreve o ladrilho hidráulico como “placas de concreto de alta resistência para uso interno ou externo nas pavimentações e revestimentos em geral, que têm como objetivo a padronização, a estética e a funcionalidade”.

De modo geral, os ladrilhos hidráulicos são constituídos por três camadas: a do revestimento, a intermediária e o concreto pigmentado e úmido. As dimensões são de 20 cm x 20 cm e espessura de 2,5 cm, e são fabricado de forma artesanal. A sua produção é feita em baixa escala por ser toda artesanal, entretanto por causa dessa baixa produção, as peça tem detalhes exclusivos de produção. O ladrilho Hidráulico tem um grande beneficio, a sua durabilidade pode ser de até 100 anos em uso.

A sua resistência ao desgaste, está em suas características de formação, que tem o pó de rochas graníticas presente na mistura de composição do revestimento dos ladrilhos hidráulicos.

Os ladrilhos tem alta durabilidade, não perdendo os seus traços com facilidade e, dificilmente se quebram ou trincam. Desse modo, dificilmente perdem a sua forma original, pois sua pintura é somente superficial ou impressão, os desenhos são formados por uma das camadas da peça e possuem em aproximadamente 5 mm de espessura. As vantagens de optar por revestimentos e pavimentação por ladrilhos são muitas. Pois sendo seu um processo todo artesanal, onde na sua fabricação não é utilizado o consumo de energia elétrica, o produto é de grande qualidade.

2 – IDENTIFICAÇÕES E ANALESE DO CASO

2.1 A importância do conhecimento do engenheiro de produção para conceber ou conduzir a execução de linhas de produção de materiais de acabamento;

1 A utilização dos ladrilhos por ser empregados em varias áreas da construção e pavimentação, urbana ou habitacional. Muito resistente às ações do clima, evitanda a sua constante substituição. Desse modo, a técnica de produção de ladrilhos hidráulicos pode ser valorizada, pois além de seus, ainda, grande parte de seus resíduos sólidos urbanos pode vir a ser reciclado. É essa a importância da preservação das fabricas e utilização constante esse matéria em construções civis e urbanas, pois não há impactos ambientais, diminuindo a demanda de produtos industrializados da construção civil, que contribuem para a poluição do meio ambiente.

2 A facilidade de produção e manutenção do ladrilho tem grande destaque, pois se trata de um produto ecológico onde sua principal substancia é o cimento. Apresenta um conforto térmico em áreas com temperaturas excessivas, pois tem menor absorção de calor quando em ladrilhos de cores claras. Além disso, é muito simples a sua aplicação nas obras e de rápida circulação, apenas 12 horas, após a sua aplicação.

3 Boa parte dos seus resíduos pode ser reciclada, minimizado bastante os impactos as reservas de jazidos. Essa característica, por sua vez, torna o ladrilho uma produto rico e cheiro de recurso. Dando diversas vantagens para os donos de fabricas de ladrilhos, os ladrilheiros e também para os consumidores.

2.2 Aplicações de métodos e estratégias que podem ser utilizados na linda de produção.

1. Com o aumento da procura pelo produto e a falta de experiência técnica de fabricação mostra que resgatar este conhecimento é preciso. Dessa maneira, este trabalho se propõe a fazê-los por meio do acompanhamento da produção de ladrilhos hidráulicos em fábricas, formadas por diversas operações unitárias constituintes da fabricação, também atuando na produção e intervindo junto à mesma, buscando melhorias no processo. Dessa forma, e como consequência, este estudo traz a possibilidade de garantir a preservação desta técnica artesanal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com