TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha Do Tempo

Exames: Linha Do Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

BEHAVIORISMO

As características: dividiu-se em três gerações: BEHAVIORISMO METODOLÓGICO, BEHAVIORISMO RADICAL E O BEHAVIORISMO SOCIAL.

Como behaviorista metodológico, portanto, o interesse de Watson concentra-se na busca de uma psicologia livre de conceitos menta listas e de métodos subjetivos e que possa reunir condições de prever e de controlar. Para tanto, torna-se importante, em compasso com o realismo, estabelecer uma dicotomia entre o mundo objetivo-mundo subjetivo. À ciência, constituída de métodos próprios ao estudo do mundo objetivo, caberia lidar apenas com o mundo que está 'fora' do sujeito, o mundo que é compartilhado, accessível a outras pessoas e com o qual, por conseguinte, todos poderiam, potencialmente, concordar.

os behavioristas radicais admitem todos os eventos naturais - passíveis de serem acessados - incluindo eventos públicos e privados e excluem os eventos fictícios - que não podem ser acessados. A mente e todas as suas partes e processos, como causas mentais do comportamento, são considerados fictícios e, portanto, constituem termos que devem ser evitados. O mentalismo é, portanto, insatisfatório, na medida em que é anti-econômico. Os behavioristas radicais assumem, dessa forma, que as causas do comportamento encontram-se na hereditariedade e no ambiente passado e presente.

Para Staats, uma característica fundamental da abordagem de Skinner e de seus seguidores é a de ser um sistema fechado. Trata-se, argumenta o autor, de um sistema restritivo e improdutivo, na medida em que a freqüência da resposta é o dado básico de Skinner e ele considera ser o único válido. E nesse sentido, enfatiza Staats (1980), Skinner "radicalizou o conflito entre o behaviorismo e as ciências humanísticas no que se refere à concepção de homem" (ibid p.102). Igualmente, o behaviorismo de Watson, prossegue o autor, "fracassou porque não considerou as pesquisas do comportamento humano que seguiam outras orientações" (id.ibid).

Principais conceitos

Em uma perspectiva histórica, as ciências humanas são marcadas por três concepções de mundo e de homem que apresentam características distintas:

a cosmocêntrica, a teocêntrica e a antropocêntrica (FREITAS, 2000).

Na primeira concepção, a cosmocêntrica, os homens eram meros expectadores sujeitados aos imperativos do Cosmo que tudo regia. Trata-se de uma visão de homem abstrato, histórico e subjugado a uma moral de caráter metafísico.

Na segunda concepção, a teocêntrica, os fundamentos que explicam todas as coisas, incluindo a produção do conhecimento, permaneciam situados externamente ao homem, entretanto, deslocando-se dos imperativos do Cosmo foram incorporados pelos desígnios de uma ordem divina, de um Deus criador, que a tudo regia

A terceira concepção, a antropocêntrica, emerge no Renascimento, época em que se verificam transformações radicais no mundo europeu decorrentes do mercantilismo, movimento que levou à descoberta de novas terras e à acumulação de riquezas pelas nações em formação (França, Itália, Espanha e Inglaterra), caracterizando uma transição para o capitalismo e para a formação de uma nova organização econômica e social. A burguesia que emergia como uma nova classe social, visando a alcançar a sua própria emancipação, reivindica a libertação do homem da sua condição de as sujeitado à imutabilidade das leis do universo e defende a possibilidade de desvendar a Natureza.

EXPOENTES

Os maiores expoentes desse movimento é o Sr. Pavlov, Watson e Skinner (que posou no behaviorismo clássico e operante), esta teoria tinha uma visão mecanicista do homem como ele é baseado no conceito de arco reflexo base de estímulo-resposta, que é indo para as teorias básicas de aprendizagem (condicionamento), vêm à mente como um passivo ou a consciência para um nível mais concreto do que subjetiva (contra a psicanálise), o homem é determinado pelo fator do ambiente circundante, e este estímulos condicionados que produzem certos atos.

CONCEPÇÃO DE ESCOLA/APRENDIZAGEM ENSINO

Segundo este modelo, o aluno é "ensinado" na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas em situações específicas. Ensinar significa transmitir conhecimento. Com base nesse modelo de aprendizagem, Skinner projetou sua máquina de ensinar, onde o material a ser ensinado (fatos ou conceitos) era dividido em módulos seqüenciais, cada módulo terminando com uma questão a ser respondida pelo estudante. O estudante deveria segundo Skinner, assistir à exposição de cada módulo pela máquina de ensinar (normalmente, um texto que descrevia o módulo) e ao final, preencher espaços em branco completando trechos do texto, ou, escolher uma resposta certa dentre algumas alternativas apresentadas. Acertando a resposta, o estudante poderia seguir para o próximo módulo, caso contrário, a máquina poderia apresentar a resposta correta ou sugerir ao estudante rever o texto que tratava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com