TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha Do Tempo Serviço Social

Dissertações: Linha Do Tempo Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 2

→ Com grande influência da igreja católica, que sustentava a livre forma de boa conduta e moralidade como uma das principais práticas para o profissional atuar na profissão. Nessa época a profissão era voltada para o assistencialismo, auxilio material e aconselhamento.

→ Com característica Neotomista e Positivista.

→ Definia o homem como ser inteligente e livre, no entanto a sociedade ainda era complexa e a atuação do Assistente Social continuava na linha do assistencialismo e os mesmos só tinham deveres e nenhum direito.

→ Colaboraram com os poderes públicos e lutaram para uma sociedade mais justa, lançaram programas destinados a melhores condições de vida.

→ Nesse período o homem e a sociedade é o centro, o objeto, o fim da vida social. A atuação do Assistente Social era de zelar, defender, encorajar e favorecer a estabilidade e a integridade dos assistidos.

→ Com características ainda baseada na Igreja Católica e concepção Marxista.

→ O homem é visto como ser social devido a grandes mudanças de pensamentos e ações da sociedade. Foi uma década de renovação inclusive para os profissionais de Serviço Social que a partir desse momento passou a discutir, refletir, contribuir e criar com os usuários mecanismo de superação.

→ Ampliação da profissão, reivindicações, movimentos sociais na busca pelos direitos, amadurecimento teórico político ligado a profissão.

→ A sociedade desenvolveu a capacidade tecnológica, projetista e consciente e a atuação dos profissionais são livres e criticas, fazendo valer os deveres e direitos também. Vivendo assim um novo tempo

→ Aqui permaneceu a visão de ser sociável e fortalecimento da profissão

Com objetivo de sociedade mais justa e democrática.

Conclusão:

Diante de tantas conquistas ao longo dessa trajetória, ocorreram e vem ocorrendo grandes transformações, com tudo isso vem à necessidade de reconfiguração do profissional, pois a realidade social e seus desenvolvimentos colocam o profissional de Serviço Social na vida da sociedade brasileira no intuito de defender a liberdade, direitos humanos, cidadania, justiça social, combatendo o preconceito e toda espécie de discriminação.

Referencias:

http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1965.pdf

http://cantinho-do-assistente-social.blogspot.com.br/2009/05/resumo-historico-do-servico-social-de_05.html

http://www.cressto.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com