TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linux. MOVIMENTO GRATUITO DE SOFTWARE

Projeto de pesquisa: Linux. MOVIMENTO GRATUITO DE SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Linux está em todo o lugar. Está sendo aplicado a tudo, desde os computadores de mesa até os celulares. O Linux tem sido usado nas empresas e tecnologias mais conhecidas do mundo, como por exemplo: Google e Facebook, Toyota, controle de tráfego aéreo e terrestre, trem de alta velocidade japonês, submarinos nucleares, Supercomputadores, Android e Bolsa de Nova York, acelerador de partícula, entre outros. O que era antes considerado excêntrico, difícil e até visto com certo preconceito, hoje está sendo muito utilizado por usuários com pouca experiência.

Há vários fatores que contribuíram para o seu sucesso. Um deles, que chama atenção no seu sistema, é sua solidez, estabilidade e rapidez. Também, possui um código-aberto de forma completa e gratuita. E o mais importante, seu surgimento coincidiu com o crescimento da Internet.

Com o conjunto de ferramentas gratuitas disponibilizadas pela GNU Project e o fato que o Kernel do sistema operacional ter sido desenvolvido por uma única pessoa, o sistema GNU/Linux (como deve ser chamado) impressionou a todo mundo na área da ciência da computação e revolucionou com a filosofia de distribuição de software de forma livre e compartilhamentos de idéias, para que cada um possa trazer melhoria e contribuir a toda comunidade. Linus Torvalds e Richard Stallman, dois homens que contribuíram muito na ciência da computação.

2. CÓDIGO ABERTO

A ideia do código-aberto ou open source, termo em inglês, vem do conceito de colaboração entre as pessoas, sem serem perturbadas com problemas de propriedade intelectual e tendo que negociar contratos toda vez que for comprar “pedaços” do software.

Tudo começou, na década de 70, quando os softwares eram repassados entre pessoas com o propósito de compartilhamento ou troca de ideias e informações. Na década de 80, pessoas ou empresas fechavam o software com a intenção de esconder o código fonte do programa de outras pessoas, evitando sua correção ou mudança. Uma das pioneiras a fazer isso, Microsoft, com o modelo de software proprietário. Bill Gates, fundador da Microsoft, até escreve uma carta para um grupo chamado “Homebrew Computer Club” repudiando o compartilhamento de software e defendendo o uso do software proprietário alegando que pessoas se esforçavam para desenvolver um programa e que era injusto esse compartilhamento sem fins lucrativos.

3. MOVIMENTO SOFTWARE LIVRE

http://stallman.org/Portrait_-_Denmark_DTU_2007-3-31.jpg

FIGURA 1: Richard Stallman

Richard Stallman, considerado por todos como um filósofo e pai dos software livre, começou a se interessar pelo movimento quando trabalhava em um projeto na MIT (Massachusetts Institute of Technology) e teve um experiência negativa com softwares comerciais. Ele precisou alterar um programa, mas não conseguiu obter permissão da empresa proprietária para que ele pudesse aprimorá-lo, mesmo que isso trouxesse vantagens para a empresa.

Richard acreditava na cooperatividade e achava que esses softwares estavam controlando e restringindo os usuários. Ele não concordava com a ideia de assinar um contrato proibindo o compartilhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com