TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software livre Linux, LibreOffice e LibreOffice

Seminário: Software livre Linux, LibreOffice e LibreOffice. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Seminário  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Software livre

O Linux, o BrOffice e o Libre Office

Quando falamos de software livre o que imaginamos é um programa grátis, sem bloqueios e de qualidade inferior, quem pensa assim, está enganado e infelizmente muitos pensam assim.

Existem mitos sobre o software que precisam ser desvendados. Segundo a Free Software Foundation (Fundação para Softwares Livres) é considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Em outras palavras, o Software é considerado livre quando atende quatro tipos de liberdades definidas pela fundação.

1ª liberdade: A liberdade de executar o software, para qualquer uso.

2ª liberdade: A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades.

3ª liberdade: A liberdade de redistribuir cópias.

4ª liberdade: A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.

O software que siga esses quatro princípios é chamado “Software Livre” (ou Free Software).

Nada impede que um desenvolvedor cobre pelas modificações feitas, pois há custos como em qualquer outra atividade, porém a diferença está na filosofia do Software Livre, a qual visa o espírito de liberdade e não o lucro.

O Linux, o BrOffice e o Libre Office – softwares livres e freewares

Linux é um sistema operacional (SO) que tem como características ser freeware e livre. Vale lembrar que um sistema operacional é o software que permite a comunicação entre o usuário e a máquina. O mais conhecido e utilizado sistema operacional da atualidade é o Windows. Um software gratuito ou freeware é um programa de computador gratuito para o público, não é preciso pagar por qualquer tipo de licença de uso para utilizá-lo. Na Internet temos diversas versões do Linux para serem baixadas gratuitamente.

É diferente de software livre ou open source. Estes podem ser modificados por pessoas experientes que podem, até mesmo, criar versões. Portanto é permitido alterar o código fonte do sistema. Código fonte (ou source code em inglês) é o conjunto de palavras escritas de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes no mercado, de maneira lógica que resultam na criação do programa. Assim, um software livre é dito “open source”. É o que acontece com o Linux que dispõe de várias versões. As publicações especializadas atualmente têm dado destaque a três delas no Brasil: Ubuntu, Kurumin e Fedora. Estas versões dispõem de CDs para downloads que permitem utilizar os sistemas sem a necessidade de instalá-los, ou seja, rodam diretamente do próprio CD.

A FSF é uma organização fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o pai do Software Livre. Stallman sempre foi contra softwares proprietários, ou seja, programas que não permitem aos usuários alterar seu código-fonte para modificar programa — não importando se ele for gratuito ou pago.

Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com