TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipodistrofia Ginoide

Artigos Científicos: Lipodistrofia Ginoide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  1.932 Visualizações

Página 1 de 8

Lipodistrofia Ginóide

Como todos sabemos, a lipodistrofia ginóide (LG) atinge em média 90% das mulheres. Assim tornando se um grande motivo desta área da fisioterapia ser uma "queridinha" para elas.

Trata-se de uma dermatose comum, fisiológica e indesejável. Podem ocorrer em qualquer área da superfície corporal que contenha tecido subcutâneo adiposo. Através da ressonância magnética, observa-se que 96,7% das áreas glúteas com depressões causadas pela LG apresentam septos fibrosos, perpendiculares à superfície da pele; a maioria é ramificada. Sua espessura é, em média, duas vezes maior que na área sem LG. Numerosas terapias têm sido publicadas e empregadas no tratamento da LG. A despeito da multiplicidade de modalidades terapêuticas, há na literatura científica evidências de que esses tratamentos são benéficos, porém, na realidade, muitas dessas evidências são subjetivas e baseadas na experiência médica individual ou na resposta de satisfação dos pacientes; há, ainda, os vícios metodológicos empregados em muitos dos estudos. Retinol Kligman e Cols compararam creme à base de retinol, aplicado duas vezes ao dia, durante seis meses, em uma coxa, versus placebo, na outra coxa. Do total de 20 pacientes, 13 reportaram melhora significativa no local tratado com retinol, e houve concordância com a opinião dos médicos avaliadores. A melhora foi atribuída a aumento da espessura da derme, melhora no fluxo sanguíneo e redução da gordura dérmica. Em outro trabalho foram incluídas 14 mulheres (de 26 a 44 anos) que iriam realizar lipoaspiração para LG leve a moderada. Antes do procedimento utilizaram, durante seis meses, em uma das coxas (face posterior), creme à base de retinol estabilizado, uma vez ao dia, e, na outra coxa, hidratante comum. Após o período de uso, houve aumento de elasticidade da pele na região tratada com o retinol em 10,7%, enquanto a viscosidade decresceu em 15,8%.

Abordagens terapêuticas usadas na Lipodistrofia Ginóide

A Radiofrequência é usada na LG tem como mecanismo o aquecimento da derme e potencialmente do tecido subcutâneo. Apesar de esses estudos demonstrarem melhora no aspecto da LG várias falhas metodológicas são apontadas.

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é modalidade terapêutica que emite luz de espectro visível. Estudos têm demonstrado que também age na estimulação do colágeno.

A Carboxiterapia com é a administração transcutânea de CO2 para fins terapêuticos. A eficácia do CO2 no tratamento de gordura localizada, mostrando reduções da circunferência abdominal e nas regiões das coxas e dos joelhos. Apresentam evidências histológicas do efeito da infiltração subcutânea de CO2 no tecido adiposo. E relataram melhora da elasticidade da pele quando realizada carboxiterapia para correção de irregularidades da pele após lipoaspiração.

Endermologia: Método mecânico de mobilização da hipoderme por sucção negativa da pele, a endermologia associa drenagem linfática e massagem por ultrassom.

Ultrassom: Tem sido desenvolvido para o uso no tratamento da celulite, de modo a induzir o aquecimento volumétrico e secundariamente lipólise. Existem alguns estudos ainda em andamento, porém mais estudos clínicos precisam ser bem desenhados, com acompanhamento clínico de resultados em longo prazo.

Terapia com ondas de choque: A terapia com ondas de choque extracorpóreas é efetivo meio terapêutico para tratamento da LG de forma não invasiva. As ondas de choque atingem a superfície do tecido e passam através de uma barreira homogênea sem danos às demais partes, aumentando o fluxo sanguíneo no local atingido. Na etiologia da celulite ocorre a deterioração da vasculatura da derme, causando edema e hipóxia do tecido. Isso posto, ocorre adelgaçamento e esclerose dos septos fibrosos que são permeados por infiltrado inflamatório crônico.

Cinesioterapia A atividade física é de vital importância no tratamento de estados lipodistróficos, dada a condição frequente de hipotonia muscular. O tecido afetado pela Paniculose sofre devido a má-oxigenação e mal nutrido, pelo fato da circulação sanguínea e linfática serem deficientes, com isso a Cinesioterapia é um tratamento primordial na Paniculose para que não ocorra recidiva. O exercício muscular é considerado um excelente meio lipolítico emagrecedor. Sabe-se que sobre o músculo bem trabalhado há uma diminuição localizada da espessura do panículo adiposo subcutâneo. Trabalhos de flexibilidade são realizados, onde o alongamento muscular pode ser, executado de três maneiras: estaticamente, balisticamente e por contração seguida de relaxamento. Mecanoterapia É utilizada com o objetivo de proporcionar resistência à fadiga, melhorar o aporte sanguíneo, a circulação venosa e linfática de retorno, aumentar o débito cardíaco, melhorar o trofismo e tônus muscular e também a amplitude de movimentos articulares. Aumentamos a força muscular do membro inferior, proporcionando resistência aos músculos. Desta forma melhoramos a resistência cardio-respiratória e estimulamos a formação de vasos colaterais, aumentando a irrigação das áreas necessitadas. Neste método utilizamos os seguintes equipamentos: Bicicleta Ergométrica e Esteira Elétrica. Termoterapia Os processos termoterápicos promovem o aumento de temperatura superficial, causando vasodilatação, aumentando a oxigenação dos tecidos. Nos pacientes com paniculose, foramutilizados o calor superficial através do Forno de Bier e Ultra-Som Estético de 3 e 5 MHz, visando minimizar tal afecção. Calor Superficial O Forno de Bier é utilizado com finalidade de aumentar a temperatura superficial, de uma grande região corporal, sem que o agente termoterápico entre em contato direto com o paciente. Ele é indicado no tratamento. Sua aplicação deve ser conjugada nas regiões do abdome e coxas, por 15 minutos, temperatura de 90º. É contra-indicado em casos de Hiperperixia (estado febril); pele desidratada; feridas

abertas; hipertensos severos; cardiopatas severos ou pacientes portadoras de problemas dermatológicos. O Ultra-Som é um agente termoterápico, que utiliza ondas sonoras de alta freqüência, além do limite do ouvido humano, acima de 20KHz. Através de seu tixotropismo, liquefaz as substâncias que estão no estado gel para sol. Portanto, utilizamos este processo para pacientes que apresentavam nódulos celulíticos, aderências, a pele com relevos, equimoses, placas distróficas, dentre outros sinais. Eletroterapia (Corrente Galvânica/Farádica) A eletroterapia é utilizada por seu efeito fisiológico térmico, sendo importante para o tratamento da paniculose, por aumentar o metabolismo, facilitando as trocas, oxigenação celular, para melhorar o fluxo sanguíneo desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com