TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidrolipodistrofia Ginóide

Por:   •  14/6/2018  •  Artigo  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

É importante saber que Hidrolipodistrofia Ginóide vem dos significados de: Hidro é água. Lipo é gordura. Distrofia é uma desordem. E ginóide significa mulher. Enfim, é uma alteração que atinge 95% das mulheres, principalmente nas fases onde há mudanças hormonais, no caso quanto mais estrogênio concentrado, com certeza vai haver celulites. O termo celulite é uma maneira incorreta de se dizer, já que não possui um processo inflamatório como se diz no termo “ite”, pois quer dizer inflamação da célula. Mas como já se popularizou desta maneira, todos a identificam com tal nome.

A HLDG funciona da seguinte maneira, quando acontece o acúmulo de gordura em alguma região do corpo, como por exemplo no glúteo, as células de gordura ganham um aumento de tamanho, e são chamadas de adipócitos e com isso causam uma deficiência na circulação local. Com isso, no local acontece um “inchaço” (edema), que é um líquido acumulado, neste mesmo tecido formam nódulos e por isso acontece uma depressão visual na pele com o aspecto de “casca de laranja”.

O local onde mais se acumula gordura, é onde será mais visual e grave. Quando a mulher vai ganhando mais peso, o tecido adiposo vai aumentando em espessura e armazena nas zonas de gordura, que normalmente são nas coxas e glúteos (CIPORKIN, H; PASCHOAL, L.H.C. , 1992) (SANTOS, I. M. N. S. R., SARRUF, F. D.; BALOGH, T. S.; PINTO, C. A. S. O.; KANEKO, T. M.; BABY, A. R.; VELASCO, M. V. R. , 2011) (Milady, 2012) (PEREIRA, Maria de Fátima Lima, 2013).

Iniciada na década de 30 como uso terapêutico do anidro carbônico (gás carbônico ou CO2) na França, a carboxiterapia era feita através de banhos secos ou imersão em água carbonada para tratamentos de arteriopatias periféricas. Hoje em dia ela se caracteriza em um método administrado que consiste no CO2 pela via subcutânea diretamente em áreas afetadas. O Co2 é um gás atóxico e comercializado como gás medicinal de altíssima pureza, utilizado em medicina nas cirurgias de videolaparoscopias, histeroscopias e como contraste para arteriopatias e ventriculopatias (Scorza ; Borges, 2008).

O mecanismo do Co2   acontece na microcirculação vascular do tecido conectivo, ocorrendo uma vasodilatação onde melhora o fluxo de nutrientes, no caso as proteínas necessárias para remodelar os componentes e acomodar a reparação tecidual.

          Hidrolipodistrofia Ginóide (HLDG), que também é conhecido como “celulite”, é uma desordem metabólica que se encontra no tecido subcutâneo onde provoca alteração nas formas do corpo, causando modificações na derme, na microcirculação e adipócitos. HLDG é causada por um ciclo vicioso envolvendo alterações bioquímicas do interstício (aumento da viscosidade) estase vênulo-capilar com hipo-oxigenação e seguida a transformação do tecido adiposo em celulítico, e que se evolui em quatro fases, começando por uma fase venosa e permeabilidade capilar anormal, progredindo até a fase fibrocicatricial com alterações nos capilares.

                O mecanismo do Co2   acontece na microcirculação vascular do tecido conectivo, ocorrendo uma vasodilatação onde melhora o fluxo de nutrientes, no caso as proteínas necessárias para remodelar os componentes e acomodar a reparação tecidual.

             A Carboxiterapia é um dos tratamentos mais requisitados para o tratamento do FEG,

As 4 fases do HLDG são:

  • 1º Grau: A HLDG só é visível através da compressão dos tecidos, presença de alteração de relevo.
  • 2º Grau: HLDG visivelmente vista sem a compressão dos tecidos, os furinhos são visíveis, menos circulação local.
  • 3º Grau: HLDG já pode ser visto quando o indivíduo estiver em qualquer posição, pode ter alteração de cor (roxa ou vermelha) e pode haver dor.
  • 4º Grau: Com as mesmas características do 3º grau, com nódulos palpáveis, visíveis e dolorosos e aparecimento ondulado na superfície da pele (Corrêa at al. , 2008) (CIPORKIN, H; PASCHOAL, L.H.C. , 1992) (SANTOS, I. M. N. S. R., SARRUF, F. D.; BALOGH, T. S.; PINTO, C. A. S. O.; KANEKO, T. M.; BABY, A. R.; VELASCO, M. V. R. , 2011) (Milady, 2012) (PEREIRA, Maria de Fátima Lima, 2013).

Visivelmente a celulite tem várias formas de se apresentar, tais como:

Flácida: Normalmente o índice é que ocorre em mulheres acima de 35 anos, ou quando perde peso muito rápido, o que neste caso pode ser também uma flacidez musculas, o que normalmente acontece em pessoas sedentárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com