TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Exercicios OTI

Trabalho Escolar: Lista De Exercicios OTI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  3.365 Visualizações

Página 1 de 3

2- Descreva as características do sistema artesanal de produção, e explique as conseqüências do desenvolvimento mercantil frente ao sistema.

Resp: A oficina que dirige é pessoal e não societária; nela o artesão assume uma posição de chefia ou mestre artífice; é possuidor dos instrumentos de trabalho; participa pessoalmente na elaboração dos bens e serviços que produz. O artesão exerce uma arte ou um ofício manual por sua conta, sozinho ou auxiliado por membros da sua família e um número restrito de companheiros ou aprendizes. Com a ajuda de ferramentas e mecanismos caseiros, visa produzir peças utilitárias, instrumentos de trabalho, artísticas e recreativas, com ou sem fim comercial.

3- Qual a essência da Administração Científica?

Resp: A essência da Administração Científica é determinar o método de trabalho, ou seja, a maneira certa de executar o trabalho para maximizar a eficiência de cada operário.

4- Em que se baseia o Fordismo? Quais as principais transformações implementadas por este modo de produção?

Resp: Se baseia na produção em massa de produtos homogêneos, utilizando a tecnologia rígida da linha de montagem, com máquinas especializadas e rotinas de trabalho padronizadas (tayloristas). Consegue-se uma maior produtividade através das economias de escala, assim como da desqualificação, intensificação e homogeneização do trabalho. Isto dá origem ao trabalhador de massa, organizado em sindicatos burocráticos que negociam salários uniformes que crescem em proporção aos aumentos na produtividade. A decomposição das tarefas, a especialização das ferramentas, a fusão de várias ferramentas em uma máquina, e mesmo de várias máquinas em um sistema de máquinas, eram características típicas da transformação da produção artesanal em produção industrial de larga escala

5- Quais os princípios da produção em massa?

Resp: É a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado.

6- Como você vê os tipos tradicionais de organização no mundo globalizado e competitivo de hoje?

Resp: As organizações tradicionais no mundo globalizado devem tbm se atualizar em meios de tecnologia de produção, pois com o mercado atual extremamente competitivo, para se manter em meio essa selva de empresas grandes com tecnologia avançada deve-se rever, reciclar os meios produtivos usados para a reincesrçao no mercado competitivo.

7- Cite as bases para a sustentação de um Sistema Toyota de Produção (STP).

Resp: A base de sustentação do Sistema Toyota de Produção é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o Just-in-time e a Autonomação.

8- Como se pode conceituar o desperdício na filosofia JIT?

Resp: O desperdício é um produto residual de algum defeito no processo, não podendo ser atacado diretamente, e sim, procurar sua causa inicial.

9- O que se entende por “puxar” e “empurrar” um programa de produção? Qual o efeito disto nas atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com