TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livros de Piaget

Projeto de pesquisa: Livros de Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

Livros de Piaget influenciam educação 30 anos após sua morte

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter

A mente inquieta do suíço Jean Piaget (1896-1980) rende discussões nos mais diferentes campos do saber até hoje. Formando em biologia, seus trabalhos alcançaram fama mundial quando voltados à psicologia infantil e sua aplicação na educação. Entre suas principais obras destacam-se os livros "Biologia e Conhecimento" e "A Formação do Símbolo na Criança".

O conceito da epistemologia genética é a mais conhecida teoria desenvolvida por Piaget, que envolve explicar o amadurecimento e a compreensão de mundo das crianças em diferentes fases do crescimento.

Divididos em quatro estágios, Piaget entende que o primeiro, o sensório-motor dura até os 2 anos de idade. O pré-operacional é o segundo, dos 2 aos 7 anos; o terceiro nomeado de operatório-completo vai dos 7 aos 11 anos, e por fim, por volta dos 12 anos inicia-se a etapa de operatório-formal, que ao longo de toda a fase adulta tende a se desenvolver.

Reprodução / Fondation Jean Piaget Enquanto prosseguia com suas pesquisas e publicações de trabalhos, Jean Piaget lecionou em diversas universidades européias. Registros revelam que ele foi o

único suíço a ser convidado para lecionar na Universidade de Sorbonne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 a 1963.

Em 1964, Jean Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Jean Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo. Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.

Até a data de seu falecimento, Jean Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Jean Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.

Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Jean Piaget morreu em Genebra, em setembro de 1980 (com 84 anos).

Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.

A essência de seu trabalho ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui.

Formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por

meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos.

Em seu trabalho, identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Principais livros de Piaget :

- A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)

- O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).

- A representação do mundo na criança (1926)

- A causalidade física na criança (1927)

- O julgamento moral na criança (1931)

- O desenvolvimento das quantidades físicas (1941)

- A gênese do número (1941)

- A noção de tempo na criança (1946)

- A geometria espontânea na criança (1948)

- A representação do espaço na criança (1948)O referido livro texto, em seu capítulo 06 aborda a teoria de Jean Piaget (1896 – 1980) e fornece ao leitor uma visão geral e incompleta dela, bem como suas implicações ao ensino e à aprendizagem.

Embora seja antiga a concepção filosófica de que o conhecimento humano é uma construção do próprio homem, tanto coletiva como individual, neste século, Piaget se apresenta como o pioneiro do enfoque construtivista à cognição humana. Suas propostas configuram uma teoria construtivista do desenvolvimento cognitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com