TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo E Resíduos

Artigo: Lixo E Resíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Resíduo: É todo material, biodegradável ou não, que sobra após uma ação ou processo produtivo, Gerado por processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varrição pública. São materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos nat

urais. Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, ambiental, econômico e estético.

Lixo: é todo o tipo de material desnecessário, não aproveitável ou indesejado, originado no processo de produção e consumo de produtos úteis; A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

No Brasil, cada pessoa produz entre 300 a 500 gramas/dia, podendo chegar a 1 kg/dia nos grandes centros urbanos, sendo que 50% corresponde a sobras de alimento, ou seja, resíduos orgânicos, e os outros 50% corresponde a materiais descartáveis.

Os países mais desenvolvidos produzem mais lixo domiciliar por pessoa (quilos por dia)

Estados Unidos - 3,2

Itália - 1,5

Holanda - 1,3

Japão - 1,1

Brasil - 1

Grécia - 0,8

Portugal - 0,6

Alguns materiais podem ser reciclados, mas pela dificuldade e pelo baixo retorno comercial, quase não há divulgação. A tecnologia, a necessidade e a busca por novos negócios com os resíduos também criam novas possibilidades a todo o momento.

Papel e/ou papelão

É reciclado: jornais e revistas, livros, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes velhos, papel cartão, embalagens longa vida, listas telefônicas, papel de fax;

Não é reciclado: etiquetas adesivas, papel carbono e celofane, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, guardanapos, “bitucas” de cigarro, fotografias.

Produtos metalizados

É reciclado: folha-de-flandres, tampinha de garrafa, latas de óleo, leite em pó e conservas, latas de refrigerante, cerveja e suco, alumínio, embalagens metálicas de congelados;

Não é reciclado: clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.

Plástico

É reciclado: canos e tubos, sacos, CDs, disquetes, embalagens de margarina e produtos de limpeza, embalagens PET: refrigerante, suco e óleo de cozinha, plásticos em geral;

Não é reciclado: cabos de panela, tomadas, plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor.

Vidro

É reciclado: recipientes em geral, garrafas e copos;

Não é reciclado: espelhos, vidros planos e cristais, cerâmicas e porcelanas, tubos deTVs e computadores.

Assim, por falta de conhecimento ou interesse, materiais que tem sua reciclabilidade assegurada, figuram em listas como não recicláveis, por falta de tecnologia ou dificuldade no processo de catação.

O lixo está se tornando um problema sério devido ao grande volume e dificuldade de recolher todo esse material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com