TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lodos Ativos

Exames: Lodos Ativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

LODOS ATIVADOS

São os flocos produzidos num esgoto bruto ou decantado pelo crescimento de bactérias ou outros organismos, na presença de oxigênio dissolvido e, acumulado em concentrações suficientes graças ao retorno de outro flocos previamente formados, Neste tipo de tratamento, o esgoto efluente do decantador primário é destinado a um tanque de aeração, onde é misturado com o lodo ativado. Chama-se lodo ativado o floco produzido no esgoto pelo crescimento de bactérias ou outros organismos, na presença de O.D ( oxigênio dissolvido ). Estes flocos "atraem" a matéria orgânica presente no esgoto, a qual é sedimentada , como lodo, no decantador secundário. Parte deste material retorna ao processo, para garantir sempre a presença de lodos ativados no tratamento biológico, sendo o restante destinado às instalações de processamento de lodo.

O ar pode ser introduzido nos tanques de aeração através de difusores, por meio de agitadores mecânicos ou em sistemas combinando os dois processos.

. O processo de tratamento por lodos ativados é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto do afluente e o lodo ativado são misturados intimamente, agitados e aerados, após este procedimento, o lodo formado é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado, sendo este último descartado. Tratamento Preliminar: Gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.Tratamento Primário: Tratamento Preliminar mais decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.Tratamento Secundário:  remoção dos sólidos em suspensão e da DBO, além da redução de microorganismos, quando acrescidos da desinfeção. não são tão eficientes com relação à remoção da matéria orgânica não biodegradável ou de sais minerais dissolvidos ( nitratos e fosfatos )..Tratamento primário mais tratamento biológico, decantação secundária e desinfeção.Tratamento Terciários:  aumentar a eficiência na remoção da DBO e de sólidos em suspensão, como também reduzir os poluentes normalmente não removidos nos tratamentos convencionais, tais como a matéria orgânica não biodegradável e os sais minerais dissolvidos. Alto custo. Filtros de areia, lodos ativados, precipitação química, troca iônica, filtração em leito de carvão ativado, flotação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com