TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica De Programaçao

Seminário: Logica De Programaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Seminário  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ENGENHARIA

Pesquisa 30/04/2014

• Instrução #include

• Comandos de Entrada e Saída

• Linhas de Comentários

Profº Carlos Alexandre

Santa Cruz

Maio, 2014

Instrução # include:

Inclui e avalia o arquivo informado.

A instrução #include <stdio.h> que precede a função main() é necessária pelos seguintes fatos, para se definir uma função é necessário fixar o tipo de dado que ela retorna, o identificador da função e a lista de parâmetros, com seus identificadores e seus tipos de dados; este conjunto de elementos é chamado protótipo da função. Para que a função main() ative uma outra função (seja uma função definida pelo usuário ou uma função de biblioteca), o seu protótipo deve ser definido antes ou no interior da função main().

Os protótipos das funções do sistema encontram-se reunidos, de acordo com objetivos semelhantes, em arquivos chamados arquivos de cabeçalhos (header files) (o cabeçalho de uma função inclui o seu protótipo, as variáveis declaradas dentro da função e outras declarações e definições que não são instruções propriamente ditas). A instrução #include <stdio.h> "anexa" à função main() os protótipos das funções de biblioteca que executam ações padrões de entrada e de saída (stdio vem de standard input output, entrada e saída padrão e h é a extensão padrão dos arquivos de cabeçalhos). A não inclusão de um include provoca erro de compilação no sistema C++ 3.01. Isto não acontece no C 2.01, porém, há casos em que esta não inclusão gera erros de lógica (a entrada de dados não é feita do modo que se esperava).

Exemplo:

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

main( )

{

printf (“Bom dia! Tudo bem? \n” );

system(“pause”);

}

Comandos de entrada e saída

Entrada:

A função scanf().

A maioria dos programas manipula dados que são fornecidos pelo usuário durante a execução do programa. Estes dados constituem a entrada do programa e, naturalmente, devem ser armazenados em variáveis. Por exemplo, um programa para determinação das raízes de uma equação do segundo grau deve receber como entrada os valores dos três coeficientes da equação: são estes valores que identificam a equação. De um modo geral, os compiladores C permitem a recepção de dados de entrada (e o consequente armazenamento em variáveis) através da função de biblioteca scanf() que possui a seguinte sintaxe: scanf (Expressão de controle, Lista de variáveis);

A expressão de controle deve ser escrita entre aspas e contém os códigos de conversão que indicam como o sistema deve armazenar os dados digitados no teclado e caracteres que o usuário deve digitar separando a digitação destes dados. Na Lista de variáveis as variáveis são separadas por vírgulas e cada uma delas deve ser precedida do operador de endereço &.

Este operador indica o endereço da posição de memória definida para a variável identificada na lista de variáveis. Quando da execução desta função, a janela de edição é substituída pela janela do usuário e o sistema fica aguardando que o usuário digite um número de valores igual ao número de variáveis da lista de variáveis (à medida que são digitados, os valores aparecem na tela do usuário).

A conclusão da entrada dos dados é feita com a digitação da tecla <enter> e quando isto é feito, o sistema armazena os dados digitados na variável respectiva (no sentido da ordem da colocação da variável na lista e da digitação do valor), de acordo com o código de conversão.

Exemplo:

#include <stdio.h>

main()

{

int Anos

scanf("%d", &Anos)

}

Saída:

A função printf().

A exibição dos resultados do processamento e de mensagens é feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com