TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica De Programação

Casos: Logica De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

ITB PROFESSORA MARIA SILVIA CHALUPPE MELO

DISCIPLINA: FÍSICO QUÍMICA

BARUERI, 23/03/2011

ÁCIDO SULFÚRICO

CURSO: ANÁLISES QUÍMICAS

MÓDULO 2º A

ALUNO: RAIMUNDO BATISTA Nº 25

ALUNO: SILVIO GEREMIAS DOS SANTOS Nº 31

PROFESSOR: EDISON ORSI

INTRODUÇÃO

Nome Químico: Ácido Sulfúrico

Família Química: Ácido Inorgânico

Fórmula: H2SO4

Peso Molecular: 98g/mol

O presente trabalho tem por objetivo descrever os principais processos de fabricação de ácido sulfúrico, enfatizando os conceitos básicos e vantagens de cada uma das principais rotas utilizadas na indústria. O ácido sulfúrico pode ser obtido industrialmente por duas tecnologias distintas, conhecidas como processo de câmara de chumbo e processo de contato. O primeiro, muito utilizado no século passado, caiu em desuso, devido principalmente à limitação de não permitir produzir ácido com concentração superior à 78% em peso. A tecnologia de contato é atualmente empregada na quase totalidade das instalações industriais de produção de ácido sulfúrico.

O ácido sulfúrico é conhecido desde antes do século XIII, quando foi difundido por alquimistas europeus a partir de livros islâmicos sobre a sua produção. Nos séculos XVII e XVIII ocorreu o desenvolvimento do processo industrial de produção de ácido sulfúrico, em especial a criação do processo de câmaras de chumbo que foi o padrão por quase dois séculos. Mas ainda era muito caro produzir o H2SO4 pelo processo original (calcinação de sais de sulfato) e as câmaras de chumbo produziam ácido em concentrações abaixo do necessário para vários processos, como a produção de pigmentos. Para estes processos, era utilizado ácido produzido pela calcinação de pirita, que forma ácido sulfúrico em qualquer concentração, mas que implicava em alto custo

de produção. No século XIX, foi desenvolvido o processo de contato que é utilizado na quase totalidade das plantas produtoras de ácido sulfúrico, atualmente o ácido sulfúrico é o produto químico mais produzido e utilizado do mundo. O Ácido Sulfúrico é corrosivo a pele, as névoas e vapores são corrosivos e tóxicos ao sistema respiratório. Causa severas queimaduras aos olhos. Pode contaminar cursos de águas, tornando-os impróprios para consumo.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE OBTENÇÃO

O ácido sulfúrico é produzido a partir de enxofre, oxigênio e água via processo de contato.

Na primeira etapa, o enxofre é queimado ao ar, produzindo dióxido de enxofre.

O dióxido de enxofre, por sua vez, é oxidado a trióxido de enxofre com o uso de oxigênio e na presença de um catalisador de pentóxido de vanádio:

Finalmente, o trióxido de enxofre é lavado com água ou uma solução de ácido sulfúrico, com a formação de uma solução de ácido sulfúrico 98-99%:

ENERGIA ENVOLVIDA

Exotérmica, porque libera calor.

ASPECTOS DE SEGURANÇA

Ingestão: Erosão dentária. Queimadura da boca, garganta e abdômen. Náuseas, vômitos de sangue e tecidos dilacerados. É possível a perfuração do trato gastrointestinal. Sangue via urina.

Inalação: Irritação do nariz e garganta. Edema de laringe, edema pulmonar, Bronquites.

Contato com a Pele: Produz graves queimaduras e ulcerações, conforme anexo:

Contato com os Olhos: Produz profunda ulceração/necrose da córnea. Conjuntivite. Lesões nas pálpebras. Possível cegueira.

Efeitos crônicos: Podem ocorrer: erosão dental, conjuntivite, traqueobronquite, enfisema, estomatites, gastrites e dermatites.

Condições de saúde agravadas pela super-exposição:

Problema crônico respiratório, gastrointestinal, nervoso, lesões da pele e dos olhos.

PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA E PRIMEIROS SOCORROS:

Inalação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com