TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística do Brasil

Tese: Logística do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Tese  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Busca-se a muito tempo que a implantação de uma logística inteligente é almejada pelas empresas, como uma solução para reduzir os custos operacionais, melhorando a eficiência de atendimento ao cliente. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento de executivos com visão global e integradora, com capacidade de liderança junto às equipes de funcionários. Desta forma, a formação de uma cultura de trabalho e uniformização da informação, pode solucionar os problemas operacionais logísticos eliminando as falhas de relacionamento e comunicação dentro da empresa. As empresas possuidoras desta percepção no relacionamento de parcerias entre clientes e fornecedores, oportunidades de negócios e vantagens para ambas as partes, observaram que a partir de ferramentas tecnológicas, os sistemas logísticos passaram a ser cada vez mais estratégicos, modernizando processos, ocasionando maior integração entre empresas, provocando mudanças nas relações de negócios e no escopo organizacional. Pela pesquisa realizada, surgiu o interesse em dissertar sobre o tema: TI – Tecnologia da Informação Aplicada à Logística:Especificando-se o objeto de estudo, considera-se que a TI foi primeiramente utilizada na automação das atividades administrativas, mas hoje já tem aplicação em atividades voltadas para a operação, como a logística.Isso se explica porque a logística envolve operações que se desenvolvem desde o fornecedor até o cliente final, incluindo no esquema uma grande quantidade de informações a serem trocadas entre os agentes da cadeia produtiva. O objeto deste trabalho será a TI em empresas de transportes focando o sistema computadorizado de roteamento de veículos, um dos vários processos utilizados no sistema de transporte.

ETAPA 1

Gefco Logística do Brasil Ltda, sociedade empresaria limitada constituída e existente sob leis brasileiras. A Empresa Gefco Logística faz parte do Grupo Peugeot /Citroen. A empresa Peugeot surgiu com sua sede na França, em uma região chamada France-Comté (Franco-Condado). A região de France-Comté ficava fora das rotas principais, próxima à fronteira suíça e distante do mercado automobilístico que estava aquecido no pós-guerra em Paris. Por causa disso, a Peugeot decidiu criar uma empresa inteiramente dedicada ao transporte dos seus veículos, que saísse lá de France-Comté e se espalhasse pela França.

Surgiu em em 1949 e recebeu o nome que identificava os seus serviços: "Les Groupages Express de Franche-Comté", que em português é: “Consolidação Expressa do Franco-Condado”, ou melhor: a GEFCO. No dia 14 de abril de 1999, a GEFCO iniciava suas atividades no Brasil. A primeira base da Sede em terras brasileiras, ficava na Tijuca, no mesmo prédio que abrigava a sede da PSA – Peugeot Citroen. Nesta época, além da Sede, havia a filial de Porto Real. Em 2002 a Sede foi para Botafogo e em 2005, para a Praça XV, onde estão instalados até hoje, contando com 15 unidades, sendo a Sede, Barueri, Sete Lagoas, Rubbermaid, ThyssenKrupp, Vila Guilherme, Vila Olímpia, Porto Real, Pavuna, Campinas e Curitiba e quatro sites “in house”.No Brasil, conta com 385 colaboradores, no mundo, o grupo GEFCO soma 10 mil colaboradores e atua em mais de 80 países.

Possui uma carteira de clientes de grande nível a sua Cadeia inclui transportes, armazenagens, distribuições e desembaraços aduaneiro, com acompanhamento via internet. Atividades relacionadas ao transporte em geral,faz parte do Grupo Peugeot /Citroen. A empresa Peugeot surgiu com sua sede na França, em uma região chamada France-Comté (Franco-Condado). A região de France-Comté ficava fora das rotas principais, próxima à fronteira suíça e distante do mercado automobilístico que estava aquecido no pós-guerra em Paris. Por causa disso, a Peugeot decidiu criar uma empresa inteiramente dedicada ao transporte dos seus veículos, que saísse lá de France-Comté e se espalhasse pela França.

Um dos grandes nomes do setor da logística industrial e automóvel, a GEFCO fornece soluções de logística completas e eficientes para os seus clientes industriais espalhados pelo mundo inteiro. Ao liderar o caminho graças à combinação de padrões de alta qualidade e eficiência com uma gestão responsável das suas atividades de logística, a Gefco conduz o seu negócio respeitando os requisitos de ponta relativamente ao desenvolvimento sustentável. Uma estratégia orientada por quatro objetivos principais:

Tem como VISÂO:

 Consolidar a sua posição de liderança na logística automóvel e torna-se um marco de referência na logística industrial.

 Alargar continuamente a sua cobertura geográfica para fornecer suporte aos seus clientes industriais no mundo inteiro

 Ser Eficiente em todos os setores da indústria, a GEFCO, oferece soluções inovadoras, eficientes e completas para otimizar os fluxos de logística dos seus clientes.

 Desenvolver as suas atividades enquanto mantém uma pegada ecológica estável e evolve o seu pessoal e parceiros no respeito pelas pessoas e pelo ambiente.

As empresas ao longo do tempo passaram por mudanças, devido o estudo que buscaram para entender a dinâmica das organizações, continuam evoluindo sempre em busca de novos conhecimentos e sucesso, assim como as empresas, Os funcionários precisam saber o que se passa na empresa para sempre alcançar os objetivos, toda mudança deve ser bem definida determinado os objetivos devem ser analisado envolvido e qual é a mudança desejada, sendo então o momento de planejar e organizar a ação.

Quando é observada a mudança o resultado sempre é atingido devido essa característica.

É um tema fundamental no que diz respeito a melhoria das empresas tanto na parte interna como na parte externa, desde a relação entre funcionários até a qualidade do produto, consistem em um sistema aberto a mudanças como, por exemplo, a tecnologia, em sua constante evolução.

Estas mudanças afetam a relação entre pessoas e estas organizações, exigindo novas posturas de um todo.

A MUDANÇA é uma alteração ou transformação em uma organização, uma mudança,seja ela tecnológica, estrutural ou cultural, pode significar oportunidade, processo, crescimento. Mas, para que ela seja bem aceita, é necessário que alguém se responsabilize por ela e se torne um gestor de mudanças.

O gestor da mudança é a pessoa responsável por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com