TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGUALDADES SOCIAIS E INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NA COMPOSIÇÃO DA SOCIEDADE E SEUS DISPLAY

Projeto de pesquisa: DESIGUALDADES SOCIAIS E INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NA COMPOSIÇÃO DA SOCIEDADE E SEUS DISPLAY. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.589 Palavras (15 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

GIRLENE MENEZES DO NASCIMENTO

A DESIGUALDADE SOCIAL E A INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NA COMPOSIÇÃO DE SOCIEDADES E SUAS DISPARIDADES

Barra do Corda – MA

2014

GIRLENE MENEZES DO NASCIMENTO

A DESIGUALDADE SOCIAL E A INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NA COMPOSIÇÃO DE SOCIEDADES E SUAS DISPARIDADES

Artigo apresentado à disciplina Capitalismo e Questão Social como requisito para obtenção de nota.

Prof. Ms. Esp. Luiz Carlos Rodrigues da Silva

Barra do Corda – MA

2014

INTRODUÇÃO

Sabemos que a questão social e a influência do capitalismo sobre a composição das sociedades é uma realidade nos dias de hoje e tem sido alvo de debates, estudos e pesquisas.

Atualmente, a questão social é tida como a desigualdade social que conhecemos e que abrange diversos aspectos atingindo países, povos e diferentes sociedades.

Quando mencionamos desigualdade social entre os povos, estamos analisando o tema de forma tão ampla que seria necessário um estudo aprofundado sobre vários aspectos que compõe as causas das desigualdades sociais pelo mundo, tais como, fatores históricos, sociais, econômicos e culturais de diversos países onde a desigualdade social é abundante.

Consideramos extremamente importante conhecer as características das desigualdades sociais entre os povos, no entanto, fazendo parte de uma nação tão desigual em aspectos variados, é absolutamente enriquecedor aprofundar nossos conhecimentos sobre nossa própria realidade.

Desta maneira, é preferível filtrar este estudo e direcioná-lo ao Brasil que é um dos países onde as desigualdades sociais são gritantes e onde nossa perspectiva torna-se mais aberta a possibilidades, visto que somos familiarizados ao tema sob este aspecto.

Este artigo trás uma explanação sobre a desigualdade social no mundo e em especial no Brasil, observando aspectos econômicos, sociais, históricos e culturais, considerando as contribuições do capitalismo na formação das atuais sociedades e suas desigualdades, expondo analises de autores e dados colhidos de diversas fontes.

O objetivo principal é compor o desenho básico da desigualdade social de modo geral e no país sob perspectiva própria e considerando diversos pontos de vista sob o tema em questão.

2. CARACTERIZANDO DESIGUALDADE SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM DIVERSOS POVOS

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

Sendo um fenômeno tão presente e abrangente nos perguntamos, afinal, o que é desigualdade social? O que de fato a caracteriza?

Segundo a Wikipédia, desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social. As áreas de desigualdade social incluem o acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, habitação de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Além de que também pode ser visto na qualidade da vida familiar e da vizinhança, ocupação, satisfação no trabalho e acesso ao crédito. Se estas divisões endurecem, elas podem levar a desigualdade social.

De acordo com Freitas e Albuquerque (2012), desigualdade social é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.

Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades.

Para Camargo (2013), O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda.

Por tantas características conceituais que a desigualdade social assume, não podemos simplesmente desconsiderar tantos outros aspectos que estão no bojo do seu significado que é amplo e constituído de inúmeras variáveis.

Assim, quando pensamos em desigualdade social, embora nos venha em mente a questão puramente econômica e da distribuição injusta de renda, o fato é que a desigualdade assume um sentido bem mais horizontal que permeia desde características econômicas, históricas, até culturais.

Na África do Sul, por exemplo, a desigualdade social tem profundas raízes históricas e raciais que determinaram por séculos uma infinidade de desigualdades, tais como, econômicas, das relações de trabalho, comercio e produção, etc. Pereira (2011, pág. 119) ressalta:

A África do Sul viveu uma relação peculiar entre poder, terra e trabalho. O poder colonial no país se deu basicamente de três maneiras. Primeiramente, criou estruturas políticas e econômicas que permitiram a superioridade dos colonizadores em relação às populações nativas. Em segundo lugar, os colonizadores restringiram o acesso desses grupos à terra, à água e ao gado. Por fim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com