TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

Casos: CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 10

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho tem a finalidade de abordar como as ciências sociais são representadas na sociedade, os seus problemas, dificuldades que são apresentadas para os indivíduos que convivem em determinados grupos sociais. Mostraremos o real significado de cultura, sociedade e indivíduo, e todo o seu contexto histórico.

Faremos uma breve reflexão sobre o filme “A classe operária vai ao paraíso” do diretor Elio Petri, filme que leva em consideração fatos da relação empregatícia entre operários e proprietários de fábricas nos aos 70, e fatos que exemplificam problemas que ocorriam na época e que ocorrem até nos dias atuais.

Efetuaremos uma abordagem sistemática das inteirações e dos problemas sociais presentes no cotidiano e que refletem na cultura, podendo atingir indivíduos presentes em determinados grupos, através de documentários visualizados pela equipe, assim como, o surgimento de inúmeros problemas que refletem no meio ambiente, atingindo todos os indivíduos que vivem neste meio.

Cultura

Trazendo para sociologia a cultura é a junção de crenças, modos de agir, de vestir, pensamentos, costumes, arte, moral de determinados povos ou grupos separados. A cultura está tão presente na sociedade que existem nações que adaptam e criam as suas leis com base em seus dogmas culturais, que também é usado para designar qualquer manifestação artística de um povo.

Um grande exemplo de que a cultura em determinados povos dita a regra, é a manifestação do povo islâmico, pois não existe diferença entre o secular e o religioso, ambos caminham juntos. Vemos no islã que o mesmo direito que regulamenta as leis do penal e comercial, institui as normas religiosas quanto à adoração e ao culto do criador do universo.

Observamos que a cultura é vista de maneira distinta em todo o mundo, pois o que eu considero bom, ético, e necessário na minha sociedade outras pessoas podem considerar até mesmo um escândalo, uma heresia, em outros povos. Esses paradigmas culturais devem ser trabalhados em cada individuo desde o seu nascimento, afim de que haja respeito, e aceitação no convívio com pessoas de outras culturas. Quem nunca andou pelas ruas e em seu cotidiano não se deparou com uma pessoa toda coberta, com anéis nos pescoço, enfim, o ser humano em si deve respeitar e até mesmo entender o sentido e a pratica de indivíduos com outras concepções.

A sociedade e o individuo

Esses três conceitos (sociedade, cultura e individuo) sempre se fez presente na vida humana, pois o homem organizava-se em sociedade, para garantir vantagens diante de suas adversidades, afim de, garantir sua sobrevivência. E isto se estende até os dias de hoje, grande exemplo disso é quando vemos grandes grupos empresarias se agrupando formando assim grandes sociedades movimentando a economia e o mercado e gerando mais empregos.

Uma sociedade é formada por indivíduos que se adequam a suas culturas, o homem pode estar presente em um determinado grupo, mas se não houver uma interação com a estrutura da sociedade, não será possível a sua permanência.

A sociedade é formada por uma estrutura politica, cultural, econômica e analisando isso, podemos afirmar que esta sempre se prevalece sobre o individuo, pois dita as regras, os deveres que o homem deve seguir, e isso independe do querer do individuo, o sustenta a sociedade são instituições nas quais o individuo faz parte, como a escola, a família, o ambiente de trabalho.

O ambiente de trabalho é um exemplo forte de que os empregados (indivíduos) fazem parte de uma sociedade (empresa), que possui normas, sistemas operacionais, que devem ser seguidas fielmente. Ao entrar em uma empresa, nos deparamos com deveres e obrigações, horário de trabalho, produtividade, metas, quem dita isso? A empresa. Quem executa? O empregado. Caso não haja essa “obediência”, este indivíduo não poderá estar presente nesta sociedade, ocorrendo assim à demissão do mesmo.

Concluindo, nesta primeira etapa, que os conceitos de cultura, indivíduo e sociedade, tomam o mesmo caminho, utilizam dos mesmos significados colocados de formas diferentes, porem, com o mesmo intuito. São termos que se assemelham em ter várias formas de colocação para designar a sociedade, o grupo ou a humanidade em geral, palavras que ao longo dos tempos foram tomando e se agregando a outros significados, para melhor entendimento obtido pelos estudos sociais e da humanidade.

Reflexões do filme a classe operária vai ao paraíso em relação ao estudo das ciências sociais

O estudo das ciências sociais, das quais são abordados neste trabalho, demonstra a forma de como o indivíduo deve viver ou adaptar-se em cada sociedade, e aprofundando mais esse estudo, podemos inteirar com o filme “A classe operaria vai ao paraíso”. Verificamos que grandes problemas enfrentados por estes operários, ainda são vividos de forma camuflada em nossos dias, pois ainda encontramos profissionais que vivem o trabalho após as oito horas como dita pelo regime da CLT, levando para casa após o seu expediente, misturando o convívio familiar com os problemas enfrentados no ambiente laboral, comparando com filme, no momento em que o protagonista sonha em que está executando suas tarefas mexendo na máquina e com isso começa a movimentar seus dedos enquanto dorme, envolvendo, muitas vezes, a sua parceria com problemas da fábrica, e em virtude disso acarretará a sua separação.

Comparando a rotina de diversos trabalhadores, ainda vemos a luta pelo aumento salarial, as horas-extras de trabalho, que em alguns casos não é paga por seus empregadores, mesmo sendo lei, e a diferença entre funcionários padrões de empresas, que aceitam de forma lacônicas os dogmas estipulados por estas, porque necessitam de seus salários, e outros que mesmo trabalhando e se sujeitando a isso, buscam cada vez mais as suas melhorias, entendendo que viver naquela sociedade (empresa) não se obterá grandes vantagens no futuro.

O individuo entende o seu trabalho como a forma de garantir os seus sustentos, fornecendo para ele e sua família uma boa alimentação, vestimentas e um meio de incluir-se na sociedade. Não iremos aqui generalizar, que toda relação de trabalho é igual, pois temos empresas que possibilitam crescimentos, valorizam os seus empregados. Mas o que causa tantos desentendimentos nesta relação? A educação, na realidade a falta dela, pois a partir do momento que o individuo absorve o conhecimento, ele começa a analisar a sociedade em que vive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com