TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutas descrição

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA  

    Disciplina: ESTUDOS EM CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

     

TÂMARA BETÂNIA MOTA BORGES - RA:1133791

                                              FEIRA DE SANTANA

2015

Estudo em Crescimento e desenvolvimento

  1. Explique as bases maturacional e ambiental no desenvolvimento humano.

R - O desenvolvimento humano acontece em todo o processo de vivencia do ser desde antes do seu nascimento até o dia da sua morte. De acordo com Rice: O desenvolvimento é um processo contínuo durante todo o transcurso da vida, desde a fase pré-natal até a terceira idade e os fatores genéticos e os fatores ambientais e sociais influenciam o desenvolvimento humano. O desenvolvimento ainda reflete continuidade e descontinuidade em seu processo, é cumulativo, influenciado pelas experiências anteriores e inclui estabilidade e variabilidade. Determinados fatores da personalidade (por exemplo, temperamento) permanecem relativamente estáveis, enquanto outros, como, por exemplo, equilíbrio emocional e comportamento social podem mudar rapidamente (RICE, 1998).Assim, de acordo com a realidade de cada comunidade e meios de convivências familiar e social, o ser humano vai sofrendo influencias e se adaptando ao seu convívio, na sua forma de ser, de vestir de se comunicar e agir.O desenvolvimento motor é um fenômeno que permeia a vida de todas as pessoas; ele possibilita a realização de atos motores essenciais à lida diária não só por sua excepcionalidade, mas também por sua ubiquidade (CONNOLLY, 2000), na medida que o estilo de vida exerce forte influência no desenvolvimento motor dos indivíduos (SANTOS, 2004). Podemos assim, reconhecer distinção entre um agricultor por exemplo, com toda a sua reverência e linguagem coloquial ao falar com as pessoas, e um advogado com sua postura serena e linguagem acadêmica em sua comunicação.

  1. Cite duas semelhanças e duas diferenças existentes entre o entendimento piagetiano e vigotskiano em relação ao desenvolvimento humano.

R - Dois grandes pesquisadores do desenvolvimento humano, Piaget e Vygotsky se divergiram em diversas teses comportamentais do indivíduo:No que diz respeito, a construção real, Piaget menciona que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que ela se encontra. No entanto, Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Na sua visão vygotskyana a criança já nasce num mundo social e desde o nascimento, vai se integrando com adultos ou crianças mais experientes. Com relação ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, Piaget aponta que o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório-motor e não da linguagem. No entanto, Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são processos independentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, sistematizado a experiência direta da criança. (REGO, 1995).Porém, ambos acreditaram que o processo de aprendizagem acontecem de forma semelhante no desenvolvimento humano das pessoas e que o conhecimento se dá por meio da interação do sujeito com o meio.

  1. O que significam universalidade e variabilidade no processo de desenvolvimento humano?

R - Entendemos por variabilidade no processo de desenvolvimento humano a diferenças fisiológicas, sentimentais e comportamentais das pessoas, ou seja, se são irmãos ou não, alguns muito emotivos e outros extremamente antipáticos, relativamente pacíficos e altamente agressivo. Em se tratando de universalidade nesse processo, trata-se justamente de como todas essas diferenças tornam o seres humanos tão idênticos entre si.

  1. Como você estruturaria um método de pesquisa para verificar o desenvolvimento motor das crianças matriculadas na escola X (de 1º a 9º ano, com 50 crianças em cada turma), considerando que você tem dois anos para finalizar esse estudo e conta com o auxílio de dois outros professores?

R - Como método de pesquisa para verificar o desenvolvimento motor das crianças, o mais indicado seria criar uma tabela periódica onde seriam registradas as mudanças ocorridas nas crianças em seu desenvolvimento motor. Para que o registro fosse feito de forma mais organizada, dividiria as turmas do 1º ao 3º ano com um professor, do 4º ao 6º ano outro e, por fim do 7º ao 9º ano o terceiro. Para conclusão dos estudos socializava a tabela periódica entre todos demonstrando todas as transformações observadas pelos professores durante seus dois anos de pesquisa e coleta de dados.

  1. Como você explicaria a uma criança o fato de ser, ao mesmo tempo, parecido e diferente dela nos âmbitos físico, motor, cognitivo, afetivo e social?

R - Para explicar a criança as diferenças e semelhanças das pessoas eu tomaria por exemplo alguns livros de história em quadrinhos, pois os mesmos possuía uma textura semelhante em se tratando de tamanho, quantidade de páginas e de cor. Porém as crianças entenderiam que eles possuíam desenhos parecidos mais diferentes, e formatos semelhantes, mas não iguais. Assim elas compreenderiam a diversidade das pessoas embora se parecessem com outras em alguns aspectos.

  1. Compare o modelo de desenvolvimento motor proposto por Harrow e Gallahue- -Ozmun. Identifique e explique duas diferenças e duas semelhanças existentes entre eles.

R - Em se tratando de semelhanças quanto ao desenvolvimento motor,Gallahue e Ozmunacreditam que, as capacidades de coordenação motora são à base de uma boa capacidade de aprendizagem sensório-motora. Quanto mais elevado for seu nível de desenvolvimento, mais rápido e mais seguramente poderão ser aprendidos movimentos novos ou difíceis, com uma economia de esforço, propiciando melhor orientação e precisão (PEREIRA, 2002);ainda para os dois, o desenvolvimento motor sofre grande influência, do meio social e biológico, podendo sofrer alterações durante seu processo. Sabem-se que a escola é um dos locais de oferta de espaço adequado para o desenvolvimento motor da criança, visto que o brincar significa o meio mais importante para as aprendizagens dos pequenos (BALBÉ, DIAS e SOUZA, 2009). Já nas diferenças, o modelo apresentado porGallahueOzmun é o da ampulheta heurística, que oferece algumas orientações para a compreensão do comportamento motor. A ampulheta representa o desenvolvimento motor no decorrer da vida e esta é classificada por fases de desenvolvimento (fase motora reflexa, fase motora rudimentar, fase motora fundamental, fase motora especializada). Anita Harrow (1983) apud Tani et. al. (1988), a fim de facilitar o estudo acerca do desenvolvimento motor, elabora uma taxionomia, que também propõe uma sequência de desenvolvimento, partindo de movimentos simples para habilidades mais especializadas (movimentos reflexos, habilidades básicas, habilidades perceptivas, capacidades físicas, habilidades específicas, comunicação não-verbal). E as características hereditárias de uma pessoa, combinada com condições ambientais específicas (como por exemplo, oportunidade para prática, encorajamento e instrução) e os próprios requerimentos da tarefa que o indivíduo desempenha, determinam a quantidade e a extensão da aquisição de destrezas motoras e a melhoria da aptidão (GALLAHUE; OZMUN, 2002). Já para Harrow a riqueza de habilidades motoras da criança depende do desenvolvimento neuromuscular; contudo, a aprendizagem também exerce influência sobre certas habilidades motoras como falar, escrever, abotoar e amarrar os sapatos (HARROW, 1988).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com