TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luz E Cores

Trabalho Escolar: Luz E Cores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho apresentaremos a dispersão de luz ou prisma de Newton, que é uma parte da nota do seminário

A dispersão da luz ocorre quando a luz branca passa do ar para o vidro, ou também é comum quando a luz branca passa do ar para a água. A dispersão na óptica é o fenômeno que causa a separação de uma onda em vários componentes espectros em diferentes freqüências, por causa da dependência da velocidade da onda com sua freqüência, ao se mudar a densidade do meio, ondas de diferentes freqüências irão tomar diversos ângulos na refração.

Dispersão da luz a gente diz que é a decomposição da luz branca em vários componentes, quando a luz branca tem vários componentes eu digo que ela é Policromatica (porque dentro dela é a junção de varias cores diferente) a gente costuma dizer que cada cor tem a sua própria freqüência então quando essa luz branca passa do ar para o vidro ou do ar para a água ou do ar para um meio que tem densidade diferente da do ar a gente costuma dizer que ocorre o fenômeno de dispersão da luz que é a decomposição da luz branca em vários componentes mais existe uma ordem para que esses componentes possam se dispersar, costumamos dizer que o vermelho é o componente, a cor que menor freqüência e o violeta é que tem a maior freqüência só que a gente diz que a freqüência é diretamente proporcional ao índice de refração e inversamente proporcional a velocidade.

O vermelho é aquele que tem a menor frequência se ele tem a menor frequência ele tem o menor índice de refração e tem a maior velocidade, dizemos então que a cor vermelha é aquela que tem a menor frequência, menor frequência menor índice de refração e maior velocidade mas a cor que tem a maior velocidade é aquela que fica mais afastada da normal enquanto que a cor violeta dizemos que é a que tem a maior frequência maior índice de refração e menor velocidade é aquela que fica mais próximo da normal e entre o violeta e o vermelho nós seguimos a ordem:

-Violeta

-Azul

-Verde

-Amarelo

-Laranja

-Vermelho

logo abaixo tabela 1 No intervalo do espectro eletromagnético que corresponde à luz visível, cada freqüência equivale à sensação de uma cor. Conforme a frequência aumenta, diminui o comprimento de onda, assim como mostra a tabela abaixo.

Cor Comprimento de onda

( = ) Frequência

( )

Violeta 3900 – 4500 7,69 – 6,65

Anil 4500 – 4550 5,65 – 6,59

Azul 4550 – 4920 6,59 – 6,10

Verde 4920 – 5770 6,10 – 5,20

Amarelo 5770 – 5970 5,20 – 5,03

Alaranjado 5970 – 5220 5,03 – 4,82

Vermelho 6220 – 7800 4,82 – 3,84

tabela1 intervalo de espectro eletromagnético

Podemos classificá-la quanto à quantidade de cores:

Damos o nome de luz monocromática à luz que é constituída por uma única cor, como, por exemplo, a luz amarela, que é emitida pelo vapor de sódio, contido nas lâmpadas de vapor de sódio.E luz policromática à luz que é constituída por duas ou mais cores, como a luz branca do Sol.

Isaac Newton trabalhou no polimento de peças de vidro e obteve um prisma retangular com o qual realizou um experimento que ele já tinha conhecimento. Newton descreveu seu procedimento experimental da seguinte forma: “...tendo escurecido o meu quarto, fiz um pequeno orifício na janela, de modo a deixar penetrar uma pequena quantidade conveniente de luz solar. Coloquei o prisma em frente ao orifício, de maneira que a luz, ao se refratar, indicasse na parede oposta. Foi um agradável divertimento observar as intensas e vivas cores ali projetadas...”. Dessa forma esse cientista utilizou, pela primeira vez, o vocábulo spectrum para fazer referência ao conjunto de cores que tinham se formado.

Newton não concordava com a ideia de que a luz era pura e que a cores se formavam em virtude de impurezas que eram acrescentadas a ela. Crendo que essa ideia era falsa, ele realizou outro experimento para mostrar que esse pensamento estava incorreto. O que ele fez foi fazer com que apenas uma das cores passasse através de um segundo prisma, também de vidro. Feito isso, percebeu que o feixe luminoso não sofria nenhuma alteração e, dessa forma, constatou que um prisma não acrescentava nada ao feixe luminoso que passa através dele. Mas ainda faltava uma explicação concreta para esse fenômeno. Assim ele lançou a hipótese de que a luz não era pura, mas sim formada pela superposição ou mistura de todas as cores do espectro. E ao passar por um prisma de vidro sofria o fenômeno da difração, que é a decomposição da luz branca em várias cores. Ainda hoje essas idéias de Newton são aceitas e amplamente apresentadas.

dispersão da luz branca varemos isso como experimento de apresentação

a luz branca é constituídas por varias cores ao se penetrar-se no vidro cada cor sofre um desvio diferente pois o índice de reflacao do vidro diferente para cada uma delas. por isso o feixe quando sai do vidro se apresenta de modo colorido.o feixe se refrata ao penetrar no prisma e novamente ao emergir do prisma provoca maior separação das cores assim como esta na ilustração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com