TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA DE SINAIS

Casos: LÍNGUA DE SINAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  5.890 Palavras (24 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 24

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL/RS

LICENCIATURA EM QUÍMICA

TRABALHO AVALIATIVO: CONHECENDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

NOME : Marta Helena Garcia

São Vicente do Sul, 05 de dezembro de 2014.

Introdução

A língua de sinais é a língua natural da comunidade surda, com estrutura e gramática próprias, utilizada para a comunicação. Como outras línguas, possui o alfabeto manual, que é utilizado para escrever nomes quando não há um sinal próprio, e também para configurar a mão na realização de um sinal.

Para as línguas orais existe o estudo fonológico (articulação dos fonemas); para as línguas de sinais, existe a quirologia (configuração, movimento das mãos e pulsos, localizados em determinada parte do corpo e o sentido das palmas das mãos).

É através da Língua de Sinais que a comunicação das pessoas surdas acontece com mais rapidez e eficiência entre as pessoas que dela fazem uso.

Quanto mais cedo uma pessoa surda aprender a Língua de Sinais, mais facilmente ela terá conhecimento do mundo e mais rápido será a sua aprendizagem. A aprendizagem da Língua de Sinais por uma pessoa surda acontece naturalmente, assim como quem ouve aprende a língua oral de seu país. Então, se uma criança que nasceu surda não fizer parte de uma família também de surdos é importante que ela seja levada a uma comunidade de surdos, associação de surdos, e/ou uma escola bilíngue, a qual os alunos estão em contato com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa.

Origem da LIBRAS no Brasil

No caso da Língua Brasileira de Sinais, em que o canal perceptivo é diferente, por ser uma língua de modalidade gestual visual, a mesma não teve sua origem da língua portuguesa; que é constituída pela oralidade, portanto considerada oral-auditiva; mas em outra língua de modalidade gestual visual, a Língua de Sinais Francesa, apesar de a Língua Portuguesa ter influenciado diretamente a construção lexical da Língua Brasileira de Sinais, mas apenas por meio de adaptações por serem línguas em contato.

No Brasil, a educação dos surdos teve início durante o Segundo Império, com a chegada do educador francês Hernest Huet.

A primeira escola de surdos no Brasil foi criada pela Lei nº 839, de 26 de setembro de 1857, por Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, voltado à educação literária e ensino profissionalizante de meninos estabelece o oralismo puro como filosofia de educação, entretanto, a LIBRAS sobreviveu na sala de aula com idade entre 7 e 14 anos; teve como primeiro professor Ernesto Huet, cidadão surdo francês, trazendo consigo a Língua de Sinais Francesa. Conforme Goldfeld (1997), em 1911, segue a tendência mundial, e até 1957, e nos pátios e corredores da escola a partir desta data, quando foi severamente proibida.

Parâmetros da LIBRAS

A estrutura da LIBRAS é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade. Esses parâmetros são, conforme Brito (1995):

• Configuração das mãos (CM): são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Comparando-se as configurações utilizadas em LIBRAS e em ASL (American Sign Language), percebe-se que há um grande número de similaridades e algumas diferenças. Por essa divergência entre as duas línguas pode-se notar que cada língua possui seu sistema de configurações e que estas não se restringem apenas às nomeadas no alfabeto manual;

• Movimento (M): é um parâmetro tão complexo que pode envolver uma grande quantidade de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjuntos de movimentos no mesmo sinal;

• Ponto de Articulação (PA): é o espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça, a cintura e os ombros.

• Orientação da Mão (OR): a orientação da palma da mão não foi considerada como um parâmetro distinto no trabalho inicial de Stokoe. Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41), na língua de sinais brasileira, e Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientações da palma da mão na língua de sinais brasileira: para cima, para baixo, para o corpo, para frente, para a direita ou para a esquerda.

• Expressões não manuais (ENM): as expressões não manuais (movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do trono) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais: marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.

Legislação x LIBRAS

As leis que regem nosso país servem para garantir a boa qualidade dos serviços prestados à população, como também a ordem pública. A lei referente a LIBRAS foi criada com este intuito e também para reconhecê-la como língua.

A criação desta lei surgiu a partir de um movimento de sensibilização das autoridades para garantir a educação e qualidade de vida dos surdos. Apesar desta conquista política, saiba que as leis que norteiam a educação dos surdos ainda estão em fase de adaptação, uma vez que novas necessidades surgem ao longo dos anos.

Segue abaixo a descrição das leis usadas no Brasil, segundo o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, retirado do site do Planalto http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm#art1 .

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com