TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua de sinais brasileira

Resenha: Língua de sinais brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda

Na medicina a surdez é caracterizada através da perda ou diminuição da percepção auditiva que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural.

A surdez pode ser classificada em quatro categorias: os que nasceram surdos, os que adquiriram antes de falar ou escrever, os que adquiriram depois de falar ou escrever e os que adquiriram depois de falar. Os médicos afirmam que a surdez por si mesma, não modifica a inteligência da criança, assim provou que elas são capazes de aprender.

Na tradição clinica medica a surdez é vista como uma “deficiência” em relação á comunidade “ouvinte, colocando os sujeitos surdos em desvantagens comparados a maioria da população.

Existem alguns tratamentos médicos que podem ajudar e compensa o seu déficit por meio de um treino sistemático da audição, da fala, da leitura labial, do uso de próteses, de implantes, de cirurgias etc.

A surdez acaba tendo uma cultural própria onde cada indivíduo desenvolve uma maneira particular de se expressar e a todo momento constrói e reconstrói a sua cultura. A referencia usado pelo surdo é a língua de sinais apesar de nem todos falarem essa língua. Foi desenvolvido um conjunto de práticas simbólicas de um determinado grupo: língua, artes (literatura, música, dança teatro etc.), religião, sentimentos. Na área da surdez encontram-se mecanismos compensatórios que os surdos utilizados pelos surdos para viverem em uma sociedade feita por e para os ouvintes. A surdez é uma das únicas “deficiência” que tem sua própria cultura.

Tem sido um desafio a, inclusão dos indivíduos portadores de necessidades educativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com