TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE ALIMENTOS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Tese: MANUAL DE ALIMENTOS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Guia alimentar para a população brasileira, publicado em 2006, apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Diante das mudanças e transformações sociais vivenciadas pela população brasileira, que resultaram em mudanças no seu padrão de saúde e nutrição, se faz necessária a revisão das recomendações estabelecidas. A versão atual do Guia Alimentar foi elaborado pelo Ministério da Saúde com acessória técnica do Núcleo de Pesquisas Epidemiológias em Nutrição e Saúde (NUPENS) da Universidade de São Paulo e com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde. O processo de revisão envolveu diversos pesquisadores e a realização de duas oficinas com profissionais de diversos setores, entre eles saúde, educação e assistência social, entidades de classe e representantes da sociedade civil, incluindo ainda uma etapa final de consulta pública que visa garantir o processo participativo de atualização das recomendações do Guia.

Para apoiar as ações de Educação Alimentar e Nutricional no SUS, a nova versão do guia alimentar apresenta os princípios e recomendações de alimentação saudável para a população brasileira. Esse Guia tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientado pelos princípios doutrinários e o organizativos do Sistema Único de Saúde e da Politica Nacional de Alimentação e Nutrição é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a autonomia e o autocuidado, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional. O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações, análises, recomendações e orientações sobre escolha, preparo e consumo de alimentos que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo hoje e no futuro.

Este Guia é para todas as pessoas, individualmente e como membros de família e comunidades, assim como cidadãos. Destina-se também a todos aqueles cujo trabalho envolve a promoção da saúde da população, incluindo profissionais da saúde, agentes comunitários, educadores e formadores de recursos humanos.

Além de Fornecer recomendações sobre escolha preparo e consumo de alimentos, este Guia considera os fatores de ambiente que favorecem ou dificultam a colocação em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com