TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE TCC

Monografias: MANUAL DE TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

MANUAL DO ALUNO

Prezado aluno!

O desenvolvimento do seu TCC é um momento especial do curso, uma vez que depois de diversas aprendizagens significativas para sua formação, proporcionadas pelas disciplinas do curso, chegou a sua vez de realizar uma produção única, deixar uma importante contribuição teórica a respeito do tema que escolheu dissertar. Este exercício de reflexão e escrita científica já teve início nas disciplinas de Metodologia, especialmente na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e fará parte de toda sua trajetória enquanto professor, pois é inerente ao fazer pedagógico. Desejamos que este seja o primeiro de muitos trabalhos a serem publicados sob sua autoria, que seja um gratificante desafio antes de sua formatura.

Nesta caminhada você terá o acompanhamento assíduo de um tutor a distância, que fará a mediação entre você e o professor orientador, lhe respondendo as dúvidas por meio de fóruns. Tal qual foram ministradas as disciplinas, o TCC também terá um espaço no Moodle e será por meio dele que você deverá manter-se em contato com seu tutor, postar as versões parciais e final de seu TCC (conforme calendário abaixo) e receber todas as orientações que se façam necessárias.

Toda produção científica deve ser rigorosamente construída sob alguns parâmetros, pois as normas dão autoridade às suas reflexões, e é visando que você realize com tranquilidade este trabalho que disponibilizamos este manual. Nele você encontrará importantes orientações a respeito da realização de seu TCC, e é de suma importância que você o leia com atenção e que procure seu tutor sempre que as dúvidas surgirem. Você deverá atentar-se também a algumas regras:

* responsabilizar-se pela escolha do tema e fontes;

* manter contato com seu tutor a distância por meio do moodle, encaminhando pontualmente suas dúvidas a ele, pedindo seu auxílio sempre que julgue necessário;

* seguir rigorosamente as normas da ABNT, responsabilizando-se pela correta citação das fontes, de maneira ética, resguardando os direitos autorais;

* não cometer plágio, sob pena de ter seu trabalho reprovado;

* adequar o trabalho, conforme as considerações feitas pelos tutores e professores;

* cumprir o calendário estipulado pela coordenação de curso, obedecendo aos prazos de envio das versões parciais e final do TCC.

É importante lembrar que este TCC deverá partir do projeto construído na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e que as orientações aqui presentes são oriundas do material desta disciplina, bem como das disciplinas de Iniciação à Ciência e à Pesquisa e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação. Você deve reportar-se sempre aos materiais destas três disciplinas.

Seja muito bem vindo e sucesso na trajetória!!!

Coordenação do curso

Coordenação de TCC

CONVERSANDO SOBRE O TCC

TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso. É uma etapa obrigatória para sua formação, etapa esta que dará continuidade ao projeto que você iniciou na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. O TCC é um trabalho acadêmico-científico, amplamente utilizado no ensino superior como forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos, também tem o objetivo de iniciar o acadêmico no campo da pesquisa científica. No TCC o aluno tem um calendário específico a cumprir, com o acompanhamento de um tutor a distância e a orientação de um professor responsável.

Serão possíveis dois formatos de elaboração para o TCC: a monografia e o artigo. Você deverá escolher um deles. Vejamos quais são suas características:

Monografia

É um trabalho com tratamento escrito de um tema específico, original, que resulte de interpretação científica, com fins de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência. Vejamos como é sua estrutura, de acordo com a NBR 14274, da ABNT, válida a partir de 17/04/2011, que normatiza a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos:

I - Parte Externa:

- Capa (obrigatório)

- Lombada (opacional)

II – Parte Interna:

a) Elementos pré-textuais:

* Folha de rosto (obrigatório)

* Errata (opcional)

* Folha de aprovação (obrigatório)

- Dedicatória (opcional)

* Agradecimentos (opcional)

* Epígrafe (opcional)

* Resumo na língua vernácula (obrigatório)

* Resumo em língua estrangeira (obrigatório)

* Lista de ilustrações (opcional)

* Lista de tabelas (opcional)

* Lista de abreviaturas e siglas (opcional)

* Lista de símbolos (opcional)

* Sumário (obrigatório)

b) Elementos textuais:

* Introdução

* Desenvolvimento

* Conclusão

c) Elementos pós-textuais:

* Referências (obrigatório)

* Glossário (opcional)

*Apêndice (opcional)

* Anexo (opcional)

* Índice (opcional)

Observações:

* O resumo deve ser apresentado de acordo com a NBR 6028, da ABNT, válida a partir de 29/12/2003;

*O sumário deve ser apresentado de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com