TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual TCC

Exames: Manual TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  8.956 Palavras (36 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 36

MANUAL PARA ELABORAÇÃO

DE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

APRESENTAÇÃO

Em conformidade com o Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação e com o Art. 62 do Regimento Geral da FACIMED, para a obtenção do diploma de bacharel, licenciado ou especialista, o acadêmico deverá apresentar como requisito obrigatório no último período do curso, um Trabalho de Conclusão de Curso - o TCC.

Este manual contém as informações sobre as regras a serem seguidas durante a elaboração do TCC, bem como os procedimentos em situações especiais, atribuições dos supervisores e orientadores, dentre outras; porém, não tem o propósito de orientar quanto aos métodos e técnicas de pesquisa adotados na execução do trabalho e sim oferecer subsídios referentes à estrutura de apresentação.

O objetivo é orientar alunos e professores na realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para que haja uniformidade na apresentação dos trabalhos, considerando-o atividade curricular importante para a formação dos acadêmicos nos diferentes cursos e níveis: graduação e pós-graduação.

Sendo a publicação escrita, uma das possibilidades de divulgação dos trabalhos científicos, deve-se buscar uma padronização na sua apresentação, de forma a comunicar os resultados da pesquisa, explicitando o posicionamento frente às questões abordadas e fomentando novas vertentes em relação ao objeto de pesquisa.

Assim, a FACIMED enquanto instituição de ensino superior preocupada com a qualidade dos trabalhos realizados pelos seus discentes e docentes vem, por meio deste manual normatizar a apresentação de todos os trabalhos realizados em termos de graduação e pós-graduação, a fim de que não se distanciem das normas estabelecidas pela comunidade científica mundial.

INTRODUÇÃO

O TCC consiste em um documento que representa o resultado de estudo sistematizado, devendo expressar conhecimento fundamentado acerca do tema/problema formulado.

O TCC dos cursos de graduação é um trabalho de iniciação à pesquisa, sendo desenvolvido por acadêmicos, necessariamente sob a orientação de um docente do curso. Caracteriza-se pela abordagem, originalidade, profundidade, onde são exigidos métodos específicos de pesquisa e investigação próprios à área de especialização. Deve ser escrito no idioma do país em que é defendido.

Dentre os trabalhos acadêmicos, podem ser definidos como TCC, a critério da instituição de ensino: o artigo, a monografia, a dissertação e a tese, sendo que os dois últimos se caracterizam como trabalhos de programas stricto sensu.

Artigo científico: é a apresentação escrita sucinta de um resultado de pesquisa realizada de acordo com a metodologia de ciência aceita por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido ao exame de outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

Monografia: é a exposição exaustiva de um problema ou assunto específico, investigado cientificamente. O trabalho de pesquisa pode ser denominado monografia quando é apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista ou de graduado com orientação de um professor ou profissional da área (doutor, mestre ou especialista) no caso de conclusão de curso.

Dissertação: é um trabalho que representa também o resultado de um estudo científico, de tema único e bem definido em sua extensão, sem prezar pelo ineditismo, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização e domínio do tema escolhido. É feita sob a orientação de um pesquisador (doutor) para obtenção do título de mestre.

Tese: é um documento que representa o resultado de um estudo científico ou uma pesquisa experimental de tema específico e bem delimitado, que preza pelo ineditismo e originalidade. Deve ser elaborada com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É realizada sob a coordenação de orientador (doutor), visando à obtenção do título de doutor ou similar (livre-docente).

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

O TCC é um documento que descreve o resultado de um estudo sistematizado devendo expressar conhecimento fundamentado acerca do tema/problema formulado.

Essa fase compreende um planejamento inicial e a elaboração de um Projeto de Pesquisa que tem por objetivo delimitar e caracterizar o tema que se pretende estudar. Esse projeto é passível de pequenas modificações no decorrer do processo, tendo em vista que após sua elaboração será avaliado pelo Comitê de Ética da FACIMED. As modificações necessárias realizadas no projeto deverão ser acompanhadas pelo orientador e reencaminhadas ao Comitê de Ética.

O esquema apresentado a seguir tem por objetivo orientar as etapas que o acadêmico deve percorrer a fim de ter seu projeto de pesquisa aprovado.

1º passo - Escolha do tema da pesquisa

O Tema é o aspecto ou área de interesse de um assunto que se deseja pesquisar ou desenvolver. Deve-se considerar na escolha do tema:

 Sua atualidade e relevância;

 Seu conhecimento a respeito;

 Sua preferência e aptidão pessoal para lidar com o tema escolhido.

2º passo - Formulação do Problema de Pesquisa

A elaboração de um problema de pesquisa é o primeiro e com certeza o momento mais difícil de um projeto de pesquisa. Deve-se delimitar o problema a ser

pesquisado, e isso não é nada simples, pois é normal que o pesquisador pense em vários assuntos que sejam do seu interesse, ou mesmo que num primeiro momento não ache nada de interessante para pesquisar. A gênese de um problema acontece quando algo nos incomodada, nos inquieta, nos motiva a conhecer melhor sobre o tema a ser pesquisado. O problema que se pretende resolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com