TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL VERIPEX

Exames: MANUAL VERIPEX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  3.059 Visualizações

Página 1 de 6

Em cada período trimestral, você deve planejar a produção e os recursos necessários para todos os períodos, visando obter o melhor lucro ao final da simulação. Sempre que inserir ou modificar decisões, salve os dados e analise o Mapa de Restrições e os Relatórios Projetados.

Embarques

• 1.Previsão de Contrato

Observe e compreenda as previsões de embarque por período, definidas no contrato.

• 2. Previsão de Grupo

Considerando a conjuntura apresentada no jornal e outros elementos que podem afetar a demanda, como sazonalidade, clima, câmbio, etc., e ainda a oscilação possível entre -10% a +10%, revise as previsões de solicitação de embarque apresentadas (item 1).

É muito importante considerar as mudanças no ambiente de negócios no momento de revisar as previsões de embarque. Muitas vezes, variações no clima, na renda dos consumidores, no câmbio do dólar, no ingresso de novos concorrentes, etc., afetam a demanda futura e sugerem que as solicitações de embarque efetivas sejam diferentes das previsões do contrato. Essas diferenças podem acontecer sempre na faixa de -10% a +10%.

• 3. Solicitação de embarque

Após avançar cada período, considere as solicitações de embarque efetivas e seus impactos em nova revisão das previsões de embarque e para o novo planejamento.

A cada virada de período, esta linha informa o que efetivamente foi solicitado para embarque. É fundamental compreender os aspectos que determinaram o embarque efetivo, para melhorar as revisões para os períodos posteriores. De modo geral, as notícias do jornal oferecem sinais das mudanças em curso e que afetarão a demanda no mercado.

Produção

• 4. Produção Veripex

(em unidades)

Em função da revisão das previsões de solicitação de embarque, feitas pelo grupo (item 2), planeje a produção para os períodos atual e futuros.

O planejamento da produção pode seguir diferentes estratégias e cada uma tem pros e contras: a) Produzir conforme a demanda esperada para cada período. Nessa estratégia, os níveis de estoques são reduzidos ou eliminados e, com isso, desaparecem os custos de estocagem e os custos financeiros de manter estoques; b) Produzir pela média da demanda dos períodos, gerenciando estoques de produtos acabados. Ou seja, mantendo estoque em períodos de baixa demanda, para vender esses estoques quando a demanda está acima da produção.

Capacidade da Fábrica

• 5. Investimento inicial em HM

Para conseguir realizar a produção planejada nos 4 períodos (item 4), decida a quantidade de horas de máquina para início da operação. Considere que para produzir 1 produto é utilizado 0,7 horas de máquina.

Antes de decidir os investimentos iniciais, é fundamental conhecer as características do processo produtivo, a produtividade das instalações e os custos da tecnologia disponível para a operação. A capacidade de produção em horas de máquina pode ser ajustada pelo padrão de operação da fábrica em cada período. Por isso, se você achar conveniente, por exemplo, utilizar 2 turnos na produção nos períodos, você pode reduzir a metade seus investimentos iniciais na planta produtiva. Ou pode reduzir em 20%, os investimentos iniciais caso deseje trabalhar com horas extras. Entretanto, é necessário fazer bem os cálculos para verificar qual estratégia reduzirá mais os custos. Lembre-se que a meta é ter o maior lucro ao final das períodos, em relação aos demais grupos da simulação.

• 6. Expansão em HM

Decida, levando em conta a produção planejada (item 4) e a capacidade inicial de produção (item 5), qual a expansão de capacidade de produção necessária, em horas de máquina.

• 7. Padrão de operação da fábrica

Escolha entre turno normal, horas extras ou 2º turno, indicando o padrão de operação da fábrica em cada período. Observe que a escolha do padrão afeta a capacidade de produção e custos da fábrica.

Além do padrão de operação ajustar a capacidade de produção da planta, ele também acarreta custos diferentes de depreciação das instalações e de manutenção. Portanto, é fundamental analisar os impactos nos custos e, consequentemente, nos lucros finais e no desempenho do grupo na simulação (veja quadro em Produção no Manual).

TN HE 2T

TN HE 2T

TN HE 2T

TN HE 2T

Turno Normal Horas Extras Dois Turnos

Compras

• 8. Kit 1 (unidades)

Para fazer 1 unidade de VERIPEX, você precisa de 3 unidades do KIT 1. Considerando a produção planejada para as períodos (item 4), decida quantas unidades de KIT 1 você planeja comprar.

Além da produção planejada para as períodos, os pedidos de compra devem considerar a política de estoques desejada. Qualquer erro no volume de compra de insumos poderá comprometer a produção e o embarque das unidades solicitadas, consequentemente comprometendo o resultado operacional da empresa. O kit 1 é importado e cada unidade, na 1ª período, custa US$ 7,40. Observe que o câmbio do dólar passa a ser uma variável ambiental relevante. Por exemplo: quando há perspectivas de desvalorização do real você pode antecipar compras. As compras podem ser realizadas em qualquer volume, porém, por qualquer razão eventual, poderá haver falta na entrega quando a demanda agregada for superior a oferta do fornecedor. A quebra na entrega pode oscilar entre 0 e 5%. De qualquer maneira, sempre que a empresa desejar manter estoque de segurança de kit 1, irá incorrer em custos unitários de armazenagem de R$ 0,70.

9. Embalagem (unidades)

Decida quantas unidades de embalagem planeja comprar em cada período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com