TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPANDO UM PERFIL OPONENTE

Projeto de pesquisa: MAPANDO UM PERFIL OPONENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SERRA TALHADA – PE

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MARIA DO SOCORRO DE SÁ SOUZA/ RA 8946164952

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TUTORA EAD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES

SERRA TALHADA / PE

2014

1. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES

No tocante as partes “associação e gravadora”, pode-se dizer que existe um conflito a se resolver.

Tendo a associação como líder o Sr. Carlos Henrique a gravadora achou importante mediar à negociação através do mesmo, onde o contato realizou-se através do excelente estrategista Sr. Jorge Andrade.

Segundo afirmam Martinelli e Almeida (1997) um bom exemplo de que seja uma negociação é um bebê, que já negocia com sua mãe quando quer ser amamentado. Mesmo não possuindo consciência de seu desejo, o bebê troca o ato de chorar pelo leite materno, tendo, ambos, sossego. É fato indiscutível que todas as pessoas necessitam e negociam desde sua mais tenra idade, mesmo que haja grandes diferenças entre seus estilos de negociação, impactados por suas crenças, seus valores, culturas. A negociação pode ser entendida como sendo a busca de um acordo por meio da convergência de interesses e ideias, de modo que se tornem comuns ou complementares.

Em seu primeiro encontro com o líder da comunidade ele expôs todas as vantagens que o empreendimento traria para a comunidade, mas, em meio à conversa o líder comunitário informou ao negociador que os moradores não aceitavam a instalação da gravadora no bairro por acreditar que o mesmo iria ficar muito barulhento, sem segurança e que a infraestrutura não era compatível com o nível do negócio a ser gerado na localidade.

brasileducom.blogspot.com

Mesmo assim o Sr. Jorge Andrade insistiu em apresentar as vantagens que a comunidade teria com esse empreendimento ousado e que havia sido idealizado pela equipe da própria empresa através de pesquisas de campo realizadas naquela localidade.

2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG

GRAVADORA

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

Qual é o estilo da gravadora? Quais são as suas características? Quais as táticas utilizadas na negociação?

Amigável. Simpático. Acredita no relacionamento de confiança.

Cordialidade e paciência.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

Qual é o estilo da associação de moradores? Quais são as suas características? Quais as táticas utilizadas na negociação?

Confrontador. Cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas.

Tática híbrida entre a colaboração e o confronto.

3. ANÁLISE E PLANEJAMENTO

Mediante a notícia recebida pelo Sr. Carlos Henrique, líder da comunidade, a população resolve fazer um ato para que não seja realizada a obra naquela localidade e nesse momento todos ficam sabendo que a prefeitura já havia autorizado à construção do projeto da gravadora e que por determinação do prefeito a empresa deveria entrar em contato com o representante da comunidade para tratar do assunto.

mostrandoaface.blogspot.com

Para o autor Nirenberg (1981), negociação é uma atividade que “pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”.

Sendo assim, em meio ao ato realizado pela associação o negociador da gravadora Sr. Jorge Andrade resolve marcar uma reunião em torno de 20 dias com todos os moradores da comunidade e ou alguns representantes para apresentar o projeto da gravadora, o qual trará apenas benefícios à comunidade.

Passado os dias acordados pelas partes o projeto é apresentado aos representantes e todos se conscientizam que o bairro terá melhoramento em sua infraestrutura, vez que o projeto foi idealizado de forma que os moradores também fossem contemplados com empregos e que a localidade seria monitorada diariamente pelo grupo de ações táticas e redes de câmeras de segurança, sendo ainda duplicadas as vias de trânsito para uma melhor organização na locomoção de todos evitando assim um grande engarrafamento devido ao fluxo de carro. Mesmo assim, o líder e alguns representantes, pedem mais um tempo para que eles tenham tempo hábil para repassar as informações à comunidade da primeira reunião realizada por eles.

Passado os 45 dias de prazo para a negociação final, a comunidade decidiu, ao analisar a proposta com maior profundidade, concordar com o empreendimento no bairro firmando então um contrato registrado em cartório com a empresa que de imediato deu início as obras no bairro.

4. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Com a criação de uma filial a empresa matriz sofrerá algumas mudanças, sendo assim, Sr. Jorge Andrade decidiu junto à presidência marcar uma reunião com todo o corpo empresarial para expor o que poderá ocorrer se o novo projeto da empresa for aceito pela população do bairro analisado pela equipe de engenheiros e pesquisadores do IBOPE. Como em todas as instituições após reunião eis que surgem então algumas inquietações por parte dos colaboradores, e essas inquietações poderão causar desmotivações que afetarão direta ou indiretamente o rendimento do trabalho nos diversos setores da gravadora. Tendo em vista esses transtornos o negociador pede a presença do setor de RH juntamente com a psicóloga da equipe para através de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com