TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARCELO GOMES

Ensaios: MARCELO GOMES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  781 Visualizações

Fauna e Flora no Brasil

O Brasil possui em seu meio ambiente a maior biodiversidade do paneta. Dono das maiores reservas de água doce e de um terço das florestas tropicais que ainda restam no mundo, ele possui sete biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Costeiro e Pampas.

Dentre os biomas brasileiros, a Amazônia, maior floresta tropical úmida do mundo, é o destaque nacional e também global, possuindo a maior variedade de vida da Terra. O Cerrado, conhecido como “savana brasileira”, apresenta uma vegetação adaptada à escassez de nutrientes e, ainda assim, possui um grande biodiversidade animal e vegetal. O Pantanal, por sua vez, é a maior área alagada da América do Sul e do mundo e possui uma grande diversidade biológica adaptada às mudanças entre períodos alagados e secos.

Já a Caatinga brasileira possui solos pedregosos e secos, porém apresenta uma grande riqueza de ambiente e espécies. O bioma dos pampas, ou campos sulinos, possui a maior biodiversidade concentrada na fauna. Do contrário, a Mata Atlântica tem na biodiversidade a sua principal característica, sendo considerada como uma das áreas mais ricas em espécies da fauna e da flora mundial. Por fim, o bioma Costeiro compõe-se de vários ecossistemas que formam o litoral brasileiro: manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos e recifes de corais, entre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com