TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sonia Gomes

Artigo: Sonia Gomes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 12

GESTAO

INTRODUÇÃO

Com esse trabalho pretendo aborda de forma simples e resumida algumas das teorias da administração seus principais autores; como as relações interpessoais influencia o dia a dia das organizações; como a tecnologia de desenvolvimento humano pode ajudar as empresas nos dias atuais; e a influencias da redução de desemprego, redução da inflação e o crescimento econômico e social.

Segundo Chiavenato, as teorias relacionadas à administração, surgiu e evoluiu apartir do século xx. aponta que antes desse período a administração sofreu inúmeras influencias, de filósofos, da igreja católica, por organização militar, da revolução industrial, dos economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores. Estudar a teoria da administração é importante por alguns fatores. As teorias guiam as decisões da administração. Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão para estudá-la é seu reflexo sobre o desempenho das organizações. O motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Na atualidade, as organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas.

Administração é o processo de consecução dos objetivos da organização de maneira eficiente e eficaz por meio de planejamento, da organização, da liderança e dos controles de recursos da organização (Maximiano,2004).

A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. O americano Frederick Windsow Taylor se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. A procura de uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos da produção. As principais falhas observadas foram; falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, o trabalhador teria um incentivo para produzir mais. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de organização racional do trabalho.

A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos: análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Desenho de cargos e tarefas; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições ambientais de trabalho; Padronização de métodos e de máquinas; Supervisão funcional. Já Henri Fayol numa tentativa pioneira de identificar os princípios e as habilidades que servem à administração (STONER E FREMAM,1994).Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

Os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo. Fayol encarava os problemas organizacionais e apresenta seis funções básicas e comuns para as empresas. As funções técnicas que são relacionadas a produção de bens ou de serviços da empresa; Funções comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação; funções financeiras que estão relacionadas a administração do capital da empresa; funções de segurança, que estão relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas; Funções contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Funções administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. Estes são elementos que devem existir em qualquer trabalho, nível ou área de atividade de uma empresa. Tanto o diretor, gerente, chefe, supervisor, desempenham essas atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais em qualquer empresa. A abordagem clássica não proporcionou suficiente eficiência de produção e harmonia no local de trabalho então surge ai a escola comportamental.

Para Taylor, Fayol e Weber as pessoas não são negligenciadas, mas sim colocadas em segundo plano, consideradas apenas recursos da produção. O enfoque comportamental surge como uma maneira diferente de enxergar as pessoas nas organizações. Com o aparecimento das ciências sócias, surgem as teorias das relações humanas que prioriza as pessoas e os grupos sócias. O medico e sociólogo Elton Mayo coordenou a experiência de Hawthorne em Chicago e dessa experiência surgiu à escola das relações humanas. Concluiu-se que a integração social e o comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não materiais; o estudo de grupos informais e da chamada organização formal; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas; a importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas. A eficiência do trabalhador não se da pela competência física, mas sim por sua integração com o grupo. É identificada a existência dos grupos informais nas organizações, o aumento das relações humanas e que o trabalho repetitivo acaba se tornando cansativo e monótono. Além de Mayo,outros teóricos ganharam destaque na Escola das Relações Humanas. Mary Parker Follet, foi uma das precursoras ao analisar os padrões de comportamento e a importância das relações individuais. Barnard criou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com