TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com Halder Gomes

Monografias: Entrevista Com Halder Gomes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 2

Cineasta Halder Gomes participa de conversa com alunos da Unifor

Na manhã desta quinta-feira (23), alunos do primeiro semestre de Jornalismo da Universidade de Fortaleza participaram de uma conversa com o cineasta cearense Halder Gomes, que respondeu perguntas e contou um pouco de sua trajetória.

Nascido na cidade de Senador Pompeu, Halder pode ser considerado hoje um dos representantes do cinema nordestino e brasileiro mundo a fora. Começou sua carreira em 1991, quando morava em Los Angeles, trabalhando como dublê de filmes de luta. Com o curta metragem Cine Holliúdy – O Artista Contra o Caba do Mal, uma homenagem aos “sotaques” e costumes cearenses, ganhou notoriedade e coleciona vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. Além de diretor e produtor, ele se dedica também a arte, além de ter praticado Taekwondo, Jiu Jitsu, futebol, boxe e surf.

Nota-se que o diretor procurou sempre valorizar a origem cearense em seus trabalhos. Quando questionado a respeito do reconhecimento e patrocínio aos seus filmes dentro e fora do Ceará, ele afirmou: “Por incrível que pareça, o preconceito maior está aqui”. Sobre seu trabalho de maior prestígio, o elogiado Cine Holliúdy – O Artista Contra o Caba do Mal, o diretor disse, orgulhosamente, que ele resgata a nostalgia das exibições de cinema no interior do Ceará, com o senso de humor único do estado. “No interior, os cidadãos são personagens”. Ainda sobre a questão da valorização do cinema regional, Halder ressalta: “Vivemos um grande momento, mas ainda falta uma ajuda dos nossos governantes e empresários, que parecem não compreender a força do nosso cinema”.

O curta metragem Loucos de Futebol (2007), segundo a sinopse, “prova por a + b que futebol é muito mais que 22 machos correndo atrás de uma bola”. Ao ser perguntado a respeito da ideia e do motivo de fazê-lo, Halder alegou ser um assíduo frequentador de estádios de futebol, além de torcedor fanático do Fortaleza Esporte Clube. Como artista, não pôde deixar de observar traços que caracterizam este ambiente: “O filme é uma metáfora do caos no Brasil”, contou.

Halder Gomes também participou da produção do filme Área Q, com Isaiah Washington, Murilo Rosa e Tânia Khalil que, segundo ele, não foi um sucesso de bilheteria quanto seu trabalho de 2011, As Mães de Chico Xavier, que dirigiu ao lado de Glauber Filho.

Formado em Administração pela UNIFOR, o cineasta disse estar feliz em retornar a Universidade de sua formação. “Foram bons anos vividos aqui. Sinto saudade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com