TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING ESTRATEGICO

Monografias: MARKETING ESTRATEGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 11

MARKETING ESTRATÉGICO

Kotler (1996) fala que o propósito do marketing é atender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.

O Marketing estratégico apoia-se na análise das necessidades da organização.

Na visão do marketing, o consumidor busca a solução de um problema ou atendimento de uma necessidade que pode ser suprida por várias tecnologias. A função do marketing estratégico é seguir as tendências do mercado baseando-se na análise das necessidades que se pretende satisfazer. Nesta parte do Plano, as oportunidades do mercado devem estar relacionadas aos pontos fortes da empresa, seu conhecimento, potencial de crescimento, infraestrutura e tecnologia.

CONSUMIDOR

PERFIL DO CONSUMIDOR

De acordo com Churchill e Peter (2009) consumidores são pessoas que compram bens e serviços para si mesmos ou para outros, e não para fazer alguma outra coisa como revendê-los ou usá-los como insumos.

O público alvo de um salão de beleza são todos os tipos de consumidores, sendo este predominantemente feminino, não havendo nenhuma diferenciação de raça, idade ou classe social. Os clientes geralmente são mulheres e estão, principalmente, entre a faixa etária de 25 a 55 anos, tendo suas variações. Estão inseridos na classe social B e C, porém com a ascensão da classe média, mais pessoas da classe C estão podendo gastar com a beleza. Localizam-se nas imediações de Vila Matilde, Vila Carrão, Vila Ré e Jardim Maringá.

O horário que mais atrai este público, nos das úteis é entre às 12h e 14h, devido ao horário de almoço, e das 16h às 20h sendo a saída do trabalho, mas principalmente aos sábados.

Conforme o gráfico abaixo, dos clientes que frequentam centros de estética na região 60% possuem o segundo grau completo , 25% possuem nível superior e 15% possuem somente o primeiro grau

Esse valor pode ser devido à renda, como mostra o gráfico abaixo em que 65% ganha até 3 salários mínimos

Os clientes potenciais são as pessoas que possuem boa condição financeira. O grupo de interesse, que vem sendo conquistado, mas ainda necessita de investimento, são os homens e homossexuais, que possuem poder aquisitivo e são vaidosos.

Contudo, não basta aumentar o nível de venda em curto prazo sem fidelizar o cliente. Pois, se o cliente não se tornar adepto do serviço, o problema seria resolvido de imediato, porém voltaria a acontecer futuramente. Logo, a empresa foca na fidelização do cliente a fim de garantir lucro constante.

DESEJOS E NECESSIDADES

Os padrões de beleza estão mais elevados, assim como a moda ganhou destaque na sociedade mundial, as pessoas buscam a perfeição corporal, cada vez mais. Assim, a demanda alavancou.

HÁBITOS DE USO E ATITUDES

O frequência do consumir vai depender do tipo de serviço que irá utilizar. Os tratamentos de unhas e cabelo são semanais o tratamentos de estética costumam ser mais demorados, após uma sequência de sessões de um tratamento específico, o cliente poderá demorar dois meses para retornar para iniciar novo tratamento.

A opção por salões com preços mais acessíveis, independente do tipo de serviço a ser executado foi resposta de 70% das respondentes. Além disso, 83% delas, observam se há processo de esterilização dos materiais utilizados, pois entendem a importância da utilização de materiais e equipamentos com segurança da higienização.

Para 100% das entrevistadas os profissionais devem estar vestidos adequadamente e com boa aparência, para 60% é necessário o cumprimento dos horários previamente agendados. Porém, os mesmos 60% notam que há uma flexibilidade nesses horários, mas ressaltam que cumprir agenda nesse tipo de serviço é bem difícil. Por isso não se preocupam muito com o tempo que ficarão no salão, o importante é que saiam dali, satisfeitas.

A localização constitui fator relevante para 87% na hora de escolher o salão, pois durante a realização da pesquisa comprovou-se preferência para estabelecimentos próximos da residência, do trabalho ou da escola. As entrevistadas demonstraram no somatório de 100%, que é cômodo receber os serviços de beleza e estética em casa ou no local de trabalho, comprovando que tempo e comodidade também são fatores relevantes na escolha do estabelecimento.

PAPÉIS DE COMPRA

O frequentador de um centro de beleza tem participação direta com o processo do serviço, se relacionando diretamente com o processo de escolha, compra e consumo ou uso. Assim, teremos o cliente:

Especificador – Determina as características e funcionalidades do produto ou serviço a ser comprado e participa da seleção de alternativas de marca;

Decisor – Tem o poder de decidir a compra. Ele é realmente o comprador quando se trata do mercado organizacional. Em se tratando de mercado de consumo, o comprador é quem paga a compra;

Usuário – É aquele que irá efetivamente usar, consumir o produto ou serviço.

MERCADO

HISTÓRICO DO MERCADO E TAMANHO DO MERCADO

O povo brasileiro é considerado um dos mais vaidosos do mundo. E não é por acaso que o mercado do País ocupa o sexto lugar no ranking de faturamento mundial da indústria da beleza. Em primeiro lugar, estão os Estados Unidos (19,8%), seguidos pelo Japão (13,3%), pela França (6,1%), pela Alemanha (5,4%) e pelo Reino Unido (5%).

Existem no Brasil 1.367 empresas formalizadas no mercado, conforme dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de janeiro/06. Em 2006, 109 novas fábricas foram criadas, significando um acréscimo de 8,7% ao número de empresas do setor no País. Apenas 11,7% delas são consideradas de grande porte e apresentam faturamento líquido de impostos acima de R$100 milhões, correspondendo a 72,4% das vendas do setor. O restante, ou 88,3% das empresas da indústria da beleza são de micro, pequeno e médio porte, estando presentes em praticamente todas as unidades da Federação.

Os números traduzem a força do setor, cujo crescimento médio, no período de 2000 a 2004, foi de 8,2%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) apresentava o crescimento de apenas 2,6 %, e a indústria em geral apresentava o índice de 2,4% (nos anos 2001, 2002 e 2003). As estatísticas mostram uma preocupação das pessoas cada vez maior com o culto à beleza, o que favorece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com