TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing estratégico da empresa Consul

Trabalho acadêmico: Marketing estratégico da empresa Consul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Consul reposiciona sua marca por meio de mudanças em seu logo e assinatura. O objetivo é reforçar seu posicionamento como uma empresa com ideias joviais e produtos inovadores. Com a alteração, a logo ganha mais arredondados e destaca a cor verde limão no nome. Toda nova comunicação da fabricante de eletrodomésticos explora a alegria e a criatividade dos brasileiros e busca maior aproximação com o público por meio de referências a situações cotidianas.

O slogan bem pensando é atual assinatura da marca e faz ilusão a expressão usada pelas pessoas quando se referem a uma boa ideia. Uma campanha publicitária criada para divulgar o reposicionamento terá o primeiro filme com o conteúdo institucional da marca a ser exibido em canais abertos e fechados de televisão. Além dessas ações, o site oficial será reformulado e disponibilizará soluções para rotina dos consumidores.

A Consul acredita na alegria, no otimismo e na inclusão dos jovens, está sempre construindo uma relação íntima com seus consumidores e valorizando as diferenças regionais e culturais. A Consul conhece seu público como ninguém e por ser tão próxima, ajuda a ter uma rotina mais simples, prática e prazerosa facilitando o dia a dia do consumidor.

A Consul nos seus 60 anos de história já se tornou uma marca conhecida por sua credibilidade, praticidade, qualidade e comprometimento. Atributos que levaram seus produtos a estarem presente em mais de 50% dos lares brasileiros.

1 - Analise do ambiente e Sistema de Informação de Marketing

Podemos identificar que a empresa Consul se utilizou totalmente da análise do ambiente e sistema de informação de Marketing. A empresa trabalhou mais de um ano com pesquisas junto á consumidores para saber o que esses clientes desejavam, também identificou mudanças no comportamento da sociedade que está remodelando seus hábitos, necessitando de produtos mais práticos que facilitem a sua vida, informações extremamente relevantes para seu reposicionamento no mercado, remodelando seus produtos para atender esse novo posicionamento da sociedade, mas se assegurando de manter antigos clientes fiéis a seus produtos. A empresa se preocupou em inovar a marca sem alterar o preço de seus produtos. A mesma esta construindo uma nova linguagem construindo uma marca popular, sendo moderna sem ser excludente para grande população. A empresa não usou de grande investimento em tecnologia e sim na praticidade e inteligência.

Os aspectos mas relevantes para tomada de decisões foi o estudo do comportamento do consumidor, como.,

1. O comportamento do consumidor/ hábitos, costumes/ sociedade

2. Comportamento do consumidor/ cultura/ sociedade

3. Estudo do público alvo e estratégia

4. Estudo sobre o comportamento da sociedade/das pessoas

5. Estudo público alvo

6. Análise de ameaças e oportunidades

7. Estratégia de Comunicação

A Consul contou com um sistema integrado de informações de seu banco de dados de informações de clientes e pesquisas realizadas que se contemplaram, se cruzando para saber o que deseja seus clientes antigos, bem como os futuros clientes, O que desejam as famílias, as pessoas que moram sozinhas, os casais, quais seus desejos, como tornarem suas vidas mais pratica e inteligente, tendo um produto que seja cara de seus clientes. Também sempre importante, ter feito análise interna de seus pontos fracos, para que esses fossem sanados e seus pontos fortes para aumentar seu diferencial, analisando ainda os pontos fracos e fortes de sua concorrência para se manter sempre à frente.

2 - Marketing estratégico

A empresa hoje se enquadra no ciclo de crescimento.

A estratégia usada pela Consul é o processo de rejuvenescimento de sua marca para se manter atual. A empresa se reposiciona no mercado e lança uma nova identidade visual, mais colorida e linguagem divertida com o intuito de falar ao público jovem sem deixar de se relacionar com seus consumidores antigos

As pessoas decidem se algo é bom ou não em um determinado momento, observando o que os outros a sua volta estão fazendo. O princípio da prova social pode ser aplicado como estratégia de marketing para influenciar alguém a agir de determinada maneira mostrando-lhe que outros estão fazendo o mesmo. A prova social é reforçada sob duas condições:

* A primeira é a ambiguidade: Se as pessoas têm dúvidas ou estão incertas sobre alguma coisa, elas são mais propensas a olhar para os outros para obter alguma orientação.

* A segunda é a semelhança: as pessoas tendem a acompanhar os outros que são semelhantes, por exemplo, que tenham os mesmos objetivos, mesma faixa etária ou estejam no mesmo local.

Uma estratégia seria investir nos sete passos do B2B para que a sua estratégia seja brilhante, sendo eles:

* Desenvolva sua estratégia com o foco de criar vantagens competitivas: Definir o público-alvo; Priorizar desenvolvendo uma análise SWOT detalhada da sua estratégia de marketing; Mostrar os benefícios e planejamento.

* Crie um site, centrado no cliente, que você usa para testar, aprender e aperfeiçoar as suas abordagens: Utilize alguma ferramenta de feedback; on line, Revise suas táticas, os marqueteiros do B2B usam oito diferentes táticas de marketing de conteúdo para atingir seus objetivos; Otimize a navegação do seu site; Obtenha o equilíbrio entre vender, informar e entreter.

* Não perca o potencial de marketing de busca para o mercado B2B: Use grupo de palavras-chaves usado por decisores; Defina a mensagem chaveada sua marca; Defina seu alvo geográfico e use informações geográficas.

* Criar um sistema de marketing de conteúdo que ajude o seu público a aprender e a trabalhar de forma mais inteligente: crie casos de sucessos; Descubra o tipo de conteúdo que gere mais interesse; Atinja os influenciadores corretamente.

* você sabe onde está o público-alvo? Mesmo atuando no mercado onde empresas compram de empresas, os compradores e os vendedores são pessoas que estão presentes em alguma mídia social. O foco está em utilizar o poder das mídias sociais.

* Passo para um B2B brillhante: os foco está em nutrir seus leads periodicamente com informações relevantes que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com