TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA APLICADA ANHANGUERA

Casos: MATEMATICA APLICADA ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A matemática aplicada apresenta imensas possibilidades e grande numero de aplicações práticas em conjunto das atividades. Também ajuda o aluno a analisar, pois demonstra a importância da sua preparação no mercado de trabalho, onde ajuda no desenvolvimento.

E tem como objetivo ajudar o aluno nesse desenvolvimento de raciocínio lógico, e solucionar os problemas que poderão acontecer em sua jornada. Com base no pensamento matemático, podemos deixar mais claro certos problemas que enfrentamos e para os quais não conseguimos obter soluções imediatas.

Esse tipo de ensino tem um conjunto de saberes, ajuda numa forma de pensar (raciocínio lógico e intuitivo), e também tem como conceito de fazer com que o contador auxilie o administrador para que possa estar preparado para constantes mudanças, buscando alternativas para cada problema.

2 TRANSCREVER AS SITUAÇÕES APRESENTADAS NO TEXTO

As modificações do seu grupo de colaboradores envolvidos nesta rede de ensino, a escola Reforço Escolar, esta apresentando melhorias na estrutura escolar da instituição.

Ao elaborar esta proposta de uma grande organização da instituição, o Diretor levantou pontos significativos e importantes para o bom desenvolvimento escolar, como por exemplo o custo para a capacitação de seus educadores, bem como também a aquisição de novos computadores.

Averiguação a ser feita pelo banco, a fim de aprovar os recursos para á implementação e inovação do projeto irá considerar alguns dados bem relevantes e bem importantes para o bom desenvolvimento desta escola, como o lucro atualizado desta instituição de ensino, a verba necessária para um bom treinamento dos educadores poderá aumentar a capacidade de capital de giro dentro dessa instituição de educação tão preocupada em melhorias escolares.

Ao elaborar estas atividades proposta nesta modalidade de matemática aplicada, iremos abordar os temas função de primeiro grau e segundo grau para a resolução de questões como função receita, custo e lucro. Utilizaremos também o calculo de media simples para determinarmos os valores das mensalidades da escola. Na atividade 4 e 5, iremos calcular as parcelas dos incetivos cedidos pelo banco, temos os empregado as funções de exponencial, variações máxima e minima e a elaboração de gráficos.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM RELAÇÃO AO TEXTO

Para podermos desenvolver as atividades apresentadas no texto, iremos dar uma breve explanação dos temas envolvidos nesta atividade, assim, esclarecer cada tema envolvido.

2.1.1 FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU

Essa função e definida como primeiro grau quando é apresentada a seguinte lei de formatação, F(x) = ax + b, sendo “a” e “b” números reais e a diferença de zero.

Observação: Nesta função, “a” e “b” são chamados de coeficientes e “x” é a variável independente.

2.1.2 FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU

Uma função de segundo grau precisar assumir algumas características, ou seja, deve ser dos reais para os reais, definida pela formula f(x)= ax² + bx + c. Sendo que “a”, “b” e “c” são números reais com a diferença de zero.

2.1.3 FUNÇÃO CUSTOS

A função custo esta relacionada aos gastos efetuados por uma empresa, indústria, loja, etc... na produção ou aquisição de algum bem ou serviço. O custo pode possuir duas partes: uma fixa e outra variável. Podermos representar uma função custo usando a seguinte expressão: C(x)= Cf + Cv.

2.1.4 FUNÇÃO RECEITA

A função receita esta ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do numero de vendas de um determinado bem ou serviço; R(x)= px.

2.1.5 FUNÇÃO LUCRO

A função lucro diz respeito ao lucro liquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre função receita e a função custo. L(x)= R(x) – C(x).

2.1.6 CONCEITO DE MÉDIA

A media ponderada e também uma media aritmética. O conceito e a ideia de media estão sempre relacionados com a soma dos valores de um determinado conjunto de medidas, divindo-se o resultado pela quantidade dos valores que foram somando.

2.1.7 FUNÇÃO EXPONENCIAL

Essa função e uma das mais importantes funções da matemática, nela podem ser definidas duas maneiras equivalentes: Uma seria infinita ou um limite de uma sequencia.

3 RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

3.1 ATIVIDADE 1

Escreva a função Receita para cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e final de semana). Depois calcule o valor médio das mensalidades e escreva outra função Receita para o valor obtido como média:

Formula:

R= P * Q

Calculo:

Manha= 200 * 180= 36.000

Tarde= 200 * 200= 40.000

Noite= 150 * 140= 21.000

F. Semana= 130 * 60= 7.800

Receita= 104.800

Valor Médio da Mensalidade (Vmd)

Vmd= Valores da mensalidade por turno / pela quantidade de turnos

Vmd= 200 + 200 + 150 + 130 = 680 / 4 = 170,00

Valor Receita Media (Rmd)

Rmd= (Vmd * 180) + (Vmd * 200) + (Vmd * 140) + (Vmd * 60)

Rmd= (170 * 180) + (170 * 200) + (170 * 140) + (170 * 60)

Rmd= 98.600,00

Onde:

P= Preço da mensalidade

Q= Quantidade de alunos

Numero de turnos: 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com