TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA APLICADA

Pesquisas Acadêmicas: MATEMÁTICA APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso: Ciências Contábeis

Polo: Ribas do Rio Pardo – MS

Tutor a Distância: Laura Patrícia Torres

JANAINA ROCHA DOS SANTOS RA: 408470

FLÁVIA BARROS FERREIRA RA: 417411

ATPS –CIÊNCIAS SOCIAIS

Ribas do Rio Pardo - MS

Novembro/ 2013

JANNAILA RA:

PANCK RA:

ATPS – CIÊNCIAS SOCIAIS

Atividades Práticas Supervisionadas solicitada no Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera – Uniderp, sob orientação do Professor (a) Tutor (a) à distância: Laura Patrícia Torres.

Ribas do Rio Pardo - MS

Novembro/ 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................04

1. SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE......................05

2. A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO.......................................................08

2.1 TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE.........................................................09

2.2 INTERAÇÕES SOCIAIS.......................................................................................10

2.3 QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?................................................................................................11

3. QUATRO IMAGENS QUE MOSTRE AS DIVERGENCIAS SOCIAIS..........12

Figura 1: Cidade de São Paulo, bairro do Morumbi, divergências sociais totalmente expostas...........................................................................................................................13

Figura 2: Pessoas na rua, sem ter um lugar digno para dormir....................................14

Figura 3: Fome e Miséria...............................................................................................14

Figura 4: Descriminação social.....................................................................................14

4. PAJERAMA.............................................................................................................15

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................17

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.......................................................................19

INTRODUÇÃO

Como vemos à sociologia, como disciplina cientifica, surgiu no século XIX seno uma disciplina relativamente nova, considerando as demais existente nas ciências naturais. Na realidade é uma ciência que está em processo de formação.

Quem consagrou o uso da palavra sociologia foi Augusto Comte, em 1839, que utilizou em substituição à expressão física social, passando a designar essa nova ciência que se dedicava ao estudo do mundo social.

A palavra é híbrida, composta de termo grego logos, que exprime a idéias de "estudo".

Por denominar essa nova ciência e definir o seu campo de trabalho, Comte é considerado o "pai" da sociologia. No entanto, até os dias atuais, há inúmeras interpretações e definições quanto ao objeto de trabalho dessa nova ciência.

Alguns dizem que é uma ciência da sociedade, outros que seu objetivo é o estudo dos fenômenos sociais, das instituições, das relações humanas, do comportamento etc.

Muito embora haja diferentes interpretações e definições, todas as correntes filosóficas concordam que o estudo das relações e interações humanas é o conteúdo essencial da sociologia.

Podemos dizer que sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Aborda principalmente a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças. Uma das características mais importantes da sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada, ou estratificação social.

1. SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

Apesar da complexidade e força da cultura na significação da realidade para o homem, ela se constitui como uma estrutura precária, pois suas bases já nascem predestinadas à mudança.

A relação da cultura com a sociedade se estabelece a partir de uma dinâmica conflitava. Os significados e sentidos são estabelecidos por indivíduos em construção, que nesse processo de acabamento constituem as suas teses. Porém, essas teses são inseridas num contexto de significados já estabelecidos, fator este de tensão e rejeição, o que constituiria a sua antítese. Como a mudança é a lógica dessa estrutura, por um mecanismo de assimilação surgem novos elementos culturais na sociedade sintetizados nessa fusão de significados.

A abordagem de Peter Berger e Thomas Lukmann apreende a sociedade como uma realidade ao mesmo tempo objetiva e subjetiva. A sociedade é uma produção humana e o homem é uma produção social.

A sociedade é entendida como um processo dialético de exteriorização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com