TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA APLICADA - UTILIZAÇÃO HP 12 C

Casos: MATEMÁTICA APLICADA - UTILIZAÇÃO HP 12 C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Matemática Financeira – Utilização HP-12C

Com a leitura feita no livro base da Matéria, podemos ver e diferenciar o Regime de Capitalização Simples (Juros Simples) e Regime de Capitalização Composta (Juros Compostos) e suas utilizações em nosso cotidiano como pessoas físicas, e também no cotidiano de pessoas jurídicas, principalmente instituições bancarias.

Podemos também ressaltar como a utilização da Calculadora Financeira ou simplesmente Calculadora HP, pode facilitar e agilizar o processo de calculo de juros, seja ele composto ou simples.

A Calculadora HP 12C veio para agilizar os cálculos, pois sem a utilização da mesma é possível chegar aos mesmos resultados, porem com a sua utilização tudo se torna mais simples, mas como ela não é uma simples calculadora e sim um sistema operacional ajustado com as principais funções financeiras, devemos tomar alguns cuidados:

Aquisição: Temos que escolher muito bem a calculadora uma vez que ela possui um sistema operacional que realiza os cálculos, devemos tomar certo cuidado com a procedência da mesma, uma vez que uma calculadora ajustada de forma incorreta pode ocasionar em um equivoco de resultado, podendo resultar em prejuízo ou até mesmo perda de credibilidade se olhar para uma operação financeira feita de forma errada.

É valido lembrar que muitas teclas da HP 12c executam mais de uma função. Essas funções secundarias são acionadas de acordo com a sua cor.

As funções em laranja são acionadas pela “f”, e as funções em azul são acionadas pela tela “g”.

Cálculos na HP: Os cálculos feitos por essa calculadora, vão desde operações básicas até mais avançadas como potenciação, radiciação e logaritmos.

Também podemos fazer na calculadora HP operações com datas e funções financeiras básicas e mais específicas para diversas situações.

Conceitos Fundamentais de Capitalização Simples e Capitalização Composta.

No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples. (KUHNEN, 2008).

Juros Simples, temos que o juro de cada período é calculado em função do capital inicial, assim os juros do período não são somados ao capital de novos juros para períodos posteriores.

Fórmula de juros simples

J = VP . i . n

No Regime de Capitalização Composta, os juros produzidos em um período serão acrescidos ao valor aplicado que também no próximo período produzirão juros, formando o que chamamos de “juros sobre juros”, a capitalização composta caracteriza- se pela função exponencial.

Juros Compostos, regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Matematicamente, o cálculo a juros compostos é conhecido por cálculo exponencial de juros. (BRANCO, 2002).

Calculo do valor do juro em capitalização composta

Cálculo do valor futuro em capitalização composta

Cálculo do valor presente em capitalização composta

Cálculo da taxa de juros em capitalização composta.

Cálculo do período de aplicação em capitalização composta

Glossário:

LN = Logaritmo Neperiano.

LOG = Logaritmo Decimal.

Caso A.

I-O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com