TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS - BLOCO

Trabalho Escolar: MATERIAIS - BLOCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

MATERIAIS - BLOCO

Tijolo de Solo-cimento

Ele é feito de uma mistura de terra e cimento prensados. Também conhecido como tijolo ecológico, seu processo de fabricação não exige queima em forno à lenha e, por isso, não polui o ar e ainda evita desmatamentos. Para o assentamento, em vez de argamassa comum, é usada uma cola especial vendida pelos fabricantes do tijolo. Outro diferencial é que seus dois furos internos permitem embutir a rede hidráulica e elétrica, dispensando o recorte das paredes. Além disso, o sistema é modular e produz uma alvenaria uniforme, dispensando o uso excessivo de material para o reboco.

Bloco Cerâmico

Com ele, a obra ganha rapidez e economia. Segundo engenheiros e arquitetos, o bloco cerâmico gera uma economia de 30% no custo final da construção. Isto porque demanda menos tempo de assentamento (por ser grande), acelerando a construção das paredes. Outra vantagem é que esse tipo de material dispensa a etapa de recorte das paredes, pois as instalações elétricas e hidráulicas podem ser embutidas durante a execução da alvenaria. Por outro lado, as construções feitas com blocos cerâmicos estruturais não podem ser reformadas.

Bloco de Concreto

Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais porque a mão-de-obra executa a alvenaria mais rapidamente. É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao tijolo baiano. Além disso, é preciso menos argamassa de assentamento e camadas mais finas de reboco, principalmente nas paredes internas. Mas, entre todas as opções, é o que oferece menor conforto térmico. Nas paredes externas, é bom optar por pintura acrílica para aumentar a proteção contra a umidade.

REVESTIMENTO

Chapisco

Uma vez construída a parede, de preferência a mais alinhada e aprumada possível, o pedreiro passa a executar uma camada sobre ela conhecida como "chapisco". Essa camada tem a função de fazer a ancoragem dos revestimentos na parede. Isso quer dizer que ela é aplicada de forma a garantir que as outras camadas não se descolem da parede mais tarde e caiam em placas, como é comum vermos em edificações antigas.

O chapisco deve ser executado com cimento e areia média ou grossa, e a superfície de aplicação tem que estar umedecida de antemão. Para aplicá-lo, o operário deve usar a colher de pedreiro e arremessar a massa com golpes rápidos e precisos, cobrindo uniformemente a superfície em uma só camada. O resultado final deve ser bastante áspero para ancorar o próximo revestimento. O chapisco deve ter cerca de 5 mm de espessura, embora seja comum encontrá-lo mais grosso, o que está em desacordo com as normas.

Emboço

Uma vez realizado o chapisco, deve-se aguardar 24 horas para a cura do cimento para então começar a aplicação da nova camada, o emboço. O emboço também é conhecido como "massa grossa" em muitas regiões do país. O emboço é constituído por uma mistura de elementos similares ao chapisco, mas com proporções diferentes e a adição de cal (ou, mais raramente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com