TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ ANSOFF

Monografias: MATRIZ ANSOFF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de Ansoff

Conhecida como Matriz de Escolhas de Ansoff que foi fundamentada no estudo “Estratégias para Diversificação”, Autoria de H. Igor Ansoff(1918) e publicado pela Harvard Bussines Review.

Sobre Ansoff:

• Nasceu em 1918 na Rússia;

• Foi professor e consultor nos Estados Unidos;

• Em 1965 escreveu a obre clássica Estratégia Corporativa publicada em 1972, considerada o primeiro livro de gerenciamento estratégico influenciado por Alfred Chandler;

• Conhecido como Pai da Gestão Estratégica.

Para retratar estratégias alternativas de crescimento corporativo, Igor Ansoff apresenta uma matriz que é focada em produtos atuais e potenciais da empresa e nos mercados (clientes). Ao considerar maneiras de crescer através de produtos existentes e novos produtos, e em mercados existentes e novos mercados, há quatro possíveis combinações de produto-mercado.

Matriz de Ansoff Escopo do Produto

Produtos Atuais Novos Produtos

Escopo do Mercado

Mercado Atual Concentração

Coca Cola Desenvolvimento de Produto

Natura

Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado

Apple Diversificação

Samsung

Produtos Atuais

Empresa 1

Coca-Cola (Concentração)

Nascida em Atlanta em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial. Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas, atua com refrigerantes, sucos e energéticos, entre essas marcas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite. Aproximadamente 74 mil funcionários multinacionais.

Os maiores consumidores da Coca Cola situam-se nos EUA, mas a razão para que a Coca Cola seja reconhecida no mundo todo é que seus produtos satisfazem os diferentes gostos e preferências dos consumidores, realizando uma estratégia de localização muito importante.

Empresa 2

Apple (Desenvolvimento de Mercado)

A Apple é uma das maiores empresas de equipamentos eletrônicos e softwares do mundo, foi fundada em 1976, tendo como seus fundadores os estudantes Steve Jobs e Steve Wozniak, com sede no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da America. Empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, reprodutores de mídia portáteis, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Aproximadamente a Apple conta conta com 46 mil funcionários multinacionais.

Atualmente, a Apple é a terceira maior fabricante de computadores dos Estados Unidos (atrás de HP e Dell), mas não está entre as cinco maiores do mundo. No terceiro trimestre de 2013, a empresa vendeu 4,6 milhões de computadores, de acordo com dados da empresa. Segundo dados do Gartner, 2,1 milhões desses computadores foram vendidos nos Estados Unidos.

Os produtos da Apple são admirados por uma grande parcela de consumidores, devido a facilidade de acesso e ao design inconfundivel, Steve Jobs criava e participava da construção de todo harwarde e software de suas criações e desenvolvia com excelência, pois sua paixão por tecnologia era o motivador para o desenvolvimento de cada produto, visando satisfazer a necessidade das pessoas.

Novos Produtos

Empresa 3

Natura (Desenvolvimento de Produto)

Nasceu em 1969 por Antônio Luiz Seabra a Natura Cosméticos S/A, é líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, é uma empresa brasileira, fazem parte dessa rede, aproximadamente, 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs) - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano. Atinge o mercado masculino, jovem e principalmente o mercado feminino.

Empresa 4

Samsung (Diversificação)

Tudo começou no dia 1 de Março de 1938, quando o coreano Byung Chull Lee resolveu começar um pequeno negócio na cidade de Taegu, na Coréia do Sul. Desde sua concepção como uma pequena empresa de exportação, a Samsung cresceu e se tornou uma das principais empresas de produtos eletrônicos do mundo, especializada em mídia e equipamentos digitais, semicondutores, memória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com