TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ DE ESCALA

Artigo: MATRIZ DE ESCALA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  5.079 Palavras (21 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 21

APRESENTAÇÃO

A temática da proposta de solução surgiu a partir da realização do Diagnóstico Organizacional aplicado na empresa CAHUNE Eletrônica Ltda., através de coleta de dados foi elaborado o gráfico radar no qual nos possibilitou visualizar todos os dados que explicitou a áreas de materiais como ponto mais crítico da organização.

A escolha dessa problemática deu-se pelo fato da empresa CAHUNE Eletrônica Ltda., apresentar deficiência na área de materiais, sendo assim formulamos a seguinte questão: Como sistematizar os processos da área de matérias através da melhoria de seus procedimentos na empresa CAHUNE Eletrônica Ltda.?

Para resolvermos essa problemática foram definidos os objetivos: Objetivo geral: Identificar quais melhorias no setor de materiais deve ser feitas através da sistematização dos seus processos na empresa CAHUNE Eletrônica Ltda.. E os objetivos específicos: a) Identificar quais os pontos críticos na área de matérias; b) verificar de que forma será realizada a sistematização dos processos na área de materiais para eliminar os erros, atrasos e racionalização dos recursos utilizados; c) propor a sistematização dos processos a fim de contribuir para o desenvolvimento e um melhor aproveitamento das atividades desenvolvidas no setor.

A empresa CAHUNE Eletrônica Ltda. objeto de estudo, é uma empresa privada de capital nacional, esta no mercado eletrônico há mais de 20 anos, possui duas filiais, no estado do Amazonas, onde gera 422 empregos diretos, atua no fabricação de placas e montagem de produtos eletrônicos, e tem como objetivo oferecer aos seus clientes um atendimento de alta qualidade visando sua permanência no mercado.

Para fundamentar o projeto de solução que trata da melhoria do setor de materiais, faremos um roteiro inicial sobre conceitos envolvendo a área de materiais e adentraremos para o foco do nosso trabalho que é a sistematização dos processos.

Todo trabalho de cunho cientifico deve adotar uma metodologia no caso do projeto, a metodologia usada será: a análise documental, entrevista e observação direta.

E para finalizar apresentaremos uma proposta de solução contendo todos os passos para a solução do problema e uma tabela com o planejamento da proposta de solução e suas respectivas etapas envolvendo o tempo e custo.

1 JUSTIFICATIVA

Através do gráfico radar foi possível identificar no diagnóstico organizacional as áreas da organização com seus pontos fortes, fracos e a melhorar com os dados coletados durante o processo de criação do mesmo.

A área de Materiais apresentou os pontos a melhorar com mais ênfase do que os outros, desta forma, visualizamos que podemos fazer uma sistematização dos processos desta área podendo transformá-la em ponto forte, e tornando-a um diferencial competitivo para organização.

A boa administração dos processos que engloba a área de materiais torna-se ponto relevante para a redução de custo da empresa, dado que o processo de aquisição de materiais compõe o maior valor dentro das fases de fabricação de um produto. Os benefícios ganhos pela organização com a sistematização destes processos vêm a favor as novas políticas de administração, das quais visam melhorar os processos de aquisição, armazenagem, quantidade, qualidade e especificação dos materiais que a empresa utiliza em seu processo produtivo.

A relevância desta escolha fará com que os acadêmicos envolvidos tenham em seu projeto um aproveitamento nas rotinas de administração de materiais dentro de uma organização através da sugestão de propostas que possam melhorar esta área trazendo benefícios à organização.

Para a Administração, espera-se estar contribuindo com aprendizado de teoria versus prática e também como material que irá servir de acervo às novas pesquisas.

Por fim acreditamos que este projeto tenha grande relevância tanto para a sociedade de forma geral, quanto para os profissionais envolvidos da empresa, transformando-se num referencial de estudo sobre o tema abordado, podendo inclusive, servir como base de implantação de novas técnicas e gestões administrativas mais eficientes, bem como para o desenvolvimento de estratégias que venham fortalecer o trabalho desenvolvido na empresa.

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

De acordo com Lakatos (2007, p. 161), “problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para qual se deve encontrar uma solução”. Portanto, é necessário analisar o objeto estudado, e que a solução do mesmo tenha dentro da organização uma importância que traga um diferencial em seus ambientes internos e externo.

Em consonância com o diagnóstico organizacional realizado na empresa CAHUNE, foi possível identificar as áreas críticas, no qual a área de Materiais foi à escolhida para realizarmos uma proposta de melhoria.

A sistematização dos procedimentos administrativos é relevante, pois para ser uma organização competente e concorrente no mercado é necessário eficiência na fluência de seus processos.

A sistematização das atividades da área de materiais que interage diretamente com o processo de produção da organização ajuda a melhorar o desempenho da organização de forma a melhorar os procedimentos, políticas, e objetivos da empresa.

Diante do exposto, formulou-se a seguinte problemática: Como sistematizar os processos da área de matérias através da melhoria de seus procedimentos na empresa CAHUNE?

3 OBJETIVO DO PROJETO

Segundo Lakatos (2007, p. 220) “A especificação do objetivo de uma pesquisa responde às questões para quê? e para quem?”. Portanto, podemos afirmar que o objetivo do projeto deve esclarecer todas as etapas elaboradas para solução da problemática apresentada no mesmo.

3.1 OBJETIVO GERAL

Para Lakatos (2007, p. 221) “está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com