TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATÉRIA, ENERGIA E TRASNFORMAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Tese: MATÉRIA, ENERGIA E TRASNFORMAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

MATÉRIA, ENERGIA E TRASNFORMAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Os gases que compõem a atmosfera são:

Nitrogênio 70%

Oxigênio 20%

Gás carbônico e outros gases 10%

O nitrogênio é usado na indústria química para evitar oxidação e decomposição de reagentes.

O oxigênio é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros.

O gás Carbônico é usado no congelamento e resfriamento de alimentos, produção de produtos químicos.

O oxigênio, nitrogênio e o gás carbônico são substâncias simples, pois são formados por átomos de um único elemento químico.

Não existe separação de gases leves e gases pesados na atmosfera, por causa da constante mistura que ocorre em larga escala.

No abastecimento da indústria de combustíveis acho que seria um substituto à altura, mas não perfeito, no caso do etanol que é produzido com cana de açúcar, é um produto sazonal, ou seja de safra, sofre muia alteração de preço na entre-safra e tem forte tendência a não suprir a demanda do mercado.

E com o etanol, não fabricamos óleo diesel, tintas, dentre muitas outras coisas que utilizam o petróleo como matéria prima.

Mas no quesito de abastecimento, junto com o etanol vem o gás natural que está sendo muito explorado, o bio-diesel, energia solar, eólica, hidroelétrica que vem sendo aprimoradas com a necessidade do homem de ter energia para consumo.

O ser humano é muito adaptável, e acha soluções onde menos esperamos.

O Brasil é um dos pioneiros no uso de etanol de cana de açúcar como combustível para veículos, o “cachacinha” como era conhecido o Fiat 147 no início dos anos 80, é a prova viva desse exemplo.

Porém, nos anos 80 devido a oscilação no preço do etanol, o carro movido por este combustível, demorou a cair no gosto do consumidor, pois o carro abastecido com ele tinha algumas complicações inicias, coisas do tipo: o carro não pegar pela manhã, devido a baixa temperatura, entre outros.

Hoje em dia com a frota de carros flex, o etanol está sendo usado com muito mais frequência, isso quando o preço está convidativo, pois o etanol tem de a consumir mais combustível para rodar.

Logo acho que sim, o etanol pode substituir o petróleo para abastecimento, e não teremos só a opção de etanol para rodar, em alguns anos não duvido que veremos carros circulando pelas ruas movidos a H2O.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE AMÔMIA PELO PROCESSO HABER BOSCH

A síntese do amoníaco é um processo muito usado em escala industrial, onde o nitrogênio e o hidrogénio são ajustado para maximizar a síntese do amoníaco.

Ele foi utilizado na segunda guerra mundia pelos alemães, que dependiam do nitrato de sódio que era importado do chile para produção de munição, algo que era incerto e insuficiente.

Os alemães passaram a utilizar o processo de Harber para a produção do amoníaco, amônia que era produzida era oxidada para a produção de ácido nítrico pelo processo Ostwald, este que; era utilizado para a produção de explosivos.

O processo é utilizado até hoje na produção de fertilizantes, em em larga escala, A produção de compostos nitrogenados em processos naturais e sua inserção entre outros na cadeia alimentar depende de bactérias fixadoras de nitrogênio, que geralmente são encontradas, a exemplo, nas raízes de gramíneas como o feijão. A obtenção destes compostos em proporções hoje mundialmente demandadas seria inviável contudo se mantida a dependência de exploração de fontes naturais, quer para a confecção de explosivos, quer para uso em fertilizantes propriamente dito.

IMPORTÂNCIA DA ATMOSFERA COMO MATÉRIA PRIMA.

Como todos nós sabemos, nossa atmosfera é composta de diversas substâncias, algumas delas essesncias para a manutenção da vida, e outras nocivas a nossa saúde.

Porém o homem através de estudos e analíses em laboratório, conseguiu decifrar e descobrir utilidade para várias destas substâncias, segue abaixo alguns exemplos que conseguimos encontrar em nossa pesquisa.

Argônio: Este gás é de grande importância nos processos de soldagem, pois substitui o gás Hélio que é de difícil acesso.

Criptônio: é usado na fabricação de lâmpadas, tanto fluorescentes quanto nas incandescentes.

Óxido nitroso: é produzido através de desnitrificação, nitrificação ou quimiodesnitrificação, esses transformam um elemento em outro.

PASSO 5

A) Parafina, Nafta, Querosene, òleo diesel, Tintas.

B)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com