TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECANICA DOS FLUIDOS

Exames: MECANICA DOS FLUIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Construtivas – Conforme Pedro et al. (2002), o surgimento dessas patologias está relacionado na etapa de execução da obra, e tem ocorrência no emprego de mão-de-obra desqualificada, materiais não certificados e ausência de metodologia para execução dos serviços.

Adquiridas – Segundo Pedro et al. (2002), essas patologias aparecem durante a vida útil da edificação e são causadas pela exposição ao meio em que se inserem.

Acidentais – São as patologias causadas pela ocorrência de algum fenômeno atípico, resultado de uma solicitação incomum (PEDRO et al.,2002).

As manifestações patológicas referentes às fases de planejamento, projeto, fabricação e construção surgem no período inferior a dois anos, porém durante utilização os problemas podem aparecer depois de muitos anos. Por isso, é muito importante identificar em qual etapa surgiram os vícios construtivos, até mesmo para a atribuição de responsabilidades civis (MACHADO, 2002).

Helene e Pereira (2007) afirmam que os processos de construção e uso podem ser divididos em até cinco etapas, sendo elas: planejamento, projeto, fabricação de materiais e elementos fora da obra, execução propriamente dita e uso.

Uma grande parte dos problemas tem origem nas fases de planejamento e projeto, que no geral são mais graves do que as falhas da qualidade dos materiais e de má execução. Por isso é recomendado fazer projetos mais detalhados e completos.

Figura 1 - Etapas de processo de construção

Fonte: Helene (1992, p. 22)

São várias as causas que dão origem aos problemas patológicos, portanto tem o intuito de determinar qual fase tem sido responsável, pela maior quantidade de erros, afim de evitar novos problemas.

Causas das patologias

São vários os fatores que resultam nas causas das patologias. Machado (2002) descreve as principais causas:

Deficiência na execução dos projetos no que se refere às cargas atuantes, dimensionamento incorreto das estruturas, e ainda materiais e processos com descrições inadequadas;

Ações térmicas internas (gradientes térmicos originados pelo calor de hidratação) e externas (variação sazonal de temperatura) atuando nas estruturas de concreto armado;

Intemperismo, tais como variação de umidade, agentes atmosféricos diversos, agressões ambientais, entre outros.

Utilização inadequada da construção (alteração da destinação, acréscimo das solicitações).

Os problemas patológicos surgem em grandes partes das edificações, algumas com maior intensidade e outras com menor intensidade, com formas diferentes de manifestação.

Segundo Lichtenstein (1985), estes problemas podem ser manifestados de formas simples, com fácil identificação e reparo evidente ou de forma mais complexa, requerendo uma analise individualista do problema.

Exemplos de patologias encontradas são eflorescência, fissuras e trincas, fissuração dos revestimentos, fissuras próximos aos vãos de aberturas, fissuras horizontais, fissuras verticais, manchamento do revestimento, infiltração de líquidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com