TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECÂNICA E FUNDAMENTOS DO SOLO ORIGEM DO SOLO MINERAL

Projeto de pesquisa: MECÂNICA E FUNDAMENTOS DO SOLO ORIGEM DO SOLO MINERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista - Unip

MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES

ORIGEM MINERALÓGICA DOS SOLOS

INTRODUÇÃO

Os materiais naturais são os mais antigos materiais de construção utilizados pelo homem. Muitas civilizações empregaram a rocha de maneira intensa, podendo-se destacar as monumentais construções das pirâmides, a Esfinge e o Partenonde Atenas, entre outras.

Hoje em dia, em decorrência de suas altas qualidades de durabilidade, resistência e baixo custo, a rocha continua ocupando importante papel nas construções, principalmente em enrocamentos, fundações pouco profundas, lastro de vias férreas, pavimentos, agregados para concreto, filtros, cantaria e muitas mais.

1 SOLOS

A fase sólida dos solos é composta de uma fracção mineral e uma orgânica. Por sua vez, a fracção mineral divide-se em lotes de dimensões que apresentam diferenças em relação à mineralogia e ao comportamento químico. Na posse deste tipo de informações a possibilidade de tomar decisões correctas no que diz respeito à utilização de um solo é potenciada.

Deste modo, A mineralogia do solo constitui-se em área básica e essencial ao

entendimento e desenvolvimento da Ciência do Solo. Ela constitui uma excelente ferramenta para o conhecimento e a avaliação da génese do solo, do seu comportamento físico e químico, além de ser um indicativo da reserva potencial mineral de nutrientes para as plantas.

1.1 Mineralogia dos Solos

Os minerais do solo pertencem a dois grandes grupos: Minerais primários e minerais secundários.

1.2 Minerais Primários

Os minerais primários são herdados do material originário; mantém-se praticamente inalterado na sua composição. Como exemplos de minerais primários que se podem encontrar nos solos, referem-se: quartzo, feldspatos, plagioclases, micas, piroxenas, anfíbolas, olivinas, etc.

1.2.1 Importância dos minerais primários no solo

Os minerais primários do solo têm importância para a avaliação do grau de evolução do solo e da sua reserva mineral.

1.2.2 Grau de evolução do solo

• Assim, no que respeita ao grau de evolução do solo pode observar-se o seguinte:

• Os minerais primários mais abundantes nos solos são o quartzo e os feldspatos são os mais abundantes nas rochas da crusta terrestre e são os mais resistentes.

• A presença de olivina, augite, horneblenda ou plagioclase cálcica, indicam um estádio inicial de meteorização das rochas e de evolução do solo.

• Um solo derivado de rochas com quartzo, feldspatos e minerais ferromagnesianos e em que predominam o quartzo e o feldspato potássico como minerais primários será um solo muito mais evoluído. Elsa P. M. Sampaio 3/21

1.1.3 Reserva mineral do solo

• A capacidade dos minerais primários funcionarem como reserva de nutrientes depende da sua granulometria e resistência à meteorização. Assim pode ter-se:

• Reserva mineral a curto prazo – Minerais ferromagnesianos, feldspatos e outros mais resistentes, todos com dimensão não superior à do limo (<0,02 mm);

• Reserva mineral a médio prazo – Minerais ferromagnesianos (olivinas, anfíbolas, piroxenas e biotite) e plagioclases com dimensão superior à do limo (<0,02 mm);

• Reserva mineral a longo prazo - feldspatos potássicos, moscovite e outros minerais mais resistentes, com dimensão superior à do limo (>0,02 mm).

1.3 Minerais Secundários

Os minerais secundários do solo podem ter 3 origens:

• São sintetizados no próprio solo (in situ) a partir dos produtos da meteorização dos minerais primários menos resistentes;

• Resultam de alterações da estrutura de certos minerais primários, que ocorrem também in situ;

• São herdados do material originário.

1.3.1 Minerais secundários mais frequentes no solo

Os minerais secundários mais frequentes no solo são: minerais de argila (silicatos de alumínio no estado cristalino), silicatos não cristalinos; óxidos e hidróxidos de alumínio e ferro; carbonatos de cálcio e de magnésio.

2 ROCHAS SEDIMENTARES

As rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados com água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 75% da área dos continentes e contêm a maior parte do material fóssil.

As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas(os outros dois são as rochas ígneas - que também podem ser chamadas de magmáticas - e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:

• pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pelaerosão de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas;

• pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas; e

• pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.

As rochas sedimentares podem ser:

• Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento, como é o caso das brechas; ou

• Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.

3 ROCHAS METAMÓRFICAS

Rocha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com