TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS DE CONTROLE DE SEDIMENTOS (CAIXAS DE CONTENÇÕES) NAS ESTRADAS RURAIS

Dissertações: MEDIDAS DE CONTROLE DE SEDIMENTOS (CAIXAS DE CONTENÇÕES) NAS ESTRADAS RURAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

MEDIDAS DE CONTROLE DE SEDIMENTOS (CAIXAS DE CONTENÇÕES) NAS ESTRADAS RURAIS1

Fabio Alves da fonseca2

Roberto Nunes Ferreira3

Resumo

As atividades humanas têm grande influência no aumento das erosões do solo, assim causando o assoreamento de mananciais. Diante disso, o processo erosivo torna-se mais acelerado com aumento da produção rural, assim estradas e carreadores necessitam de mais manutenção, essa manutenção é feita por máquinas que deixam o solo das estradas nivelado, para que ocorra a perfeita rodagem de veículos, mas após a manutenção o solo fica descompactado, ou poroso, com o início do período das chuvas o solo tratado começa a ser levado pelas enxurradas, dessa forma sedimentos vão parar no leito de rios, córregos e lagos. Portanto, o objetivo deste artigo é caracterizar as medidas de controle de sedimentos com caixas de contenções nas laterais das estradas para acumular sedimentos e diminuir a velocidade das águas nas sarjetas.

Palavras-chave: Estradas rurais, erosão, caixas de contenções.

Introdução

O Brasil é um dos países que mais tem água potável no mundo, principalmente na Amazônia, mas a erosão está ameaçando essa riqueza, no Brasil, de sul a norte, encontramos estradas sem pavimentação, muitas são extensas, outras curtas, porém movimentadas, mas todas têm seus devidos desgastes e necessitam de manutenção.

A manutenção é realizada por órgãos competentes do governo ou empresas particulares (empreiteiras) e tem que ser feita no período da seca, ou seja, sem chuvas. Para deixar as estradas em boas condições, eliminando buracos, valetas e pedras, são utilizadas máquinas para a realização do serviço, dentre essas podemos citar a moto niveladora que escarifica o solo deixando-o macio para posteriormente nivelar o mesmo. Assim essa estrada fica boa aproximadamente por um período três meses. Quando então começa a chover e esse solo que foi trabalhado e está solto começa a ser levado pela enxurrada para os canais fluviais, assoreando córregos e rios.

Fonte: (https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+assoreamento&espv=2)

Mas existe uma técnica para diminuir esse assoreamento fluvial, essa técnica é chamada de caixa de contenções, trata-se de uma obra que pode ser realizada nas laterais das estradas, com o intuito de reter a maioria dos sedimentos que antes iam para o leito dos rios, além de reter sedimentos ela diminui a velocidade da água, pois ao entrar na caixa de contenções a água perde forças e não causa mais erosão a partir dali.

A construção dessas caixas de contenções é simples, pois é necessária somente uma escavadeira hidráulica para fazer o buraco onde a água vai passar. E também para fazer a manutenção da caixa de contenções se usa uma escavadeira para fazer a limpeza, ou seja, deve ser retirado o sedimento depositado dentro da mesma, para seu perfeito funcionamento. De acordo com o levantamento realizado por Ribeiro.

Brasil ainda tem 87% das estradas sem pavimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com