TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS ELÉCTRICOS

Projeto de pesquisa: MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS ELÉCTRICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.445 Palavras (26 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 26

1. INTRODUÇÃO

Eletricidade mata. Esta é uma forma bastante brusca, porém verdadeira, de iniciarmos o estudo sobre segurança em eletricidade. Sempre que trabalhar com equipamentos elétricos, ferramentas manuais ou com instalações elétricas, você estará exposto aos riscos da eletricidade. E isso ocorre no trabalho, em casa e em qualquer outro lugar. Você está cercado por redes elétricas em todos os lugares. É claro que no trabalho os riscos são bem maiores. É no trabalho que existe uma grande concentração de máquinas, motores, painéis, quadros de distribuição, subestações transformadoras e, em alguns casos, redes aéreas e subterrâneas expostas ao tempo. Para completar, mesmo os que não trabalham diretamente com os circuitos também se expõem aos efeitos nocivos da eletricidade ao utilizar ferramentas elétricas manuais, ou ao executar tarefas simples como desligar ou ligar circuitos e equipamentos, se os dispositivos de acionamento e proteção não estiverem adequadamente projetados e mantidos.

Todos nós estamos sujeitos aos riscos da eletricidade, mas se você trabalha diretamente com equipamentos e instalações elétricas ou próximo delas, tenha sempre cuidado ao lidar com ela.

O contato com partes energizadas da instalação pode fazer com que a corrente elétrica passe pelo seu corpo, e o resultado são o choque elétrico e as queimaduras externas e internas. As conseqüências dos acidentes com eletricidade são muito graves, provocam lesões físicas e traumas psicológicos, e muitas vezes são fatais. Isso sem falar nos incêndios originados por falhas ou desgaste das instalações elétricas. Talvez pelo fato de a eletricidade estar tão presente em sua vida, nem sempre você dá a ela o tratamento necessário.

Os principais riscos serão apresentados e você irá aprender a reconhecê-los e a adotar procedimentos e medidas de controle, previstos na legislação e nas normas técnicas, para evitar acidentes. Da sua preparação, estudo e disciplina vão depender a segurança e a vida de muitas outras pessoas, incluindo você.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Há diferentes tipos de riscos devido aos efeitos da eletricidade no ser humano e no meio ambiente. Os principais são choques elétricos, o arco elétrico, a exposição aos campos eletromagnéticos e o incêndio.

 Choque elétrico

O choque elétrico decorre da corrente elétrica se que se caracteriza pelo fluxo dos elétrons, que circula quando existe um caminho, denominado circuito elétrico, estabelecido entre dois pontos com potenciais elétricos diferentes, como por exemplo um condutor energizado e a terra. Se você encostar em ambos simultaneamente formará o circuito elétrico e permitira que a corrente circule por intermédio do seu corpo.

Atualmente os condutores energizados perfazem milhões de quilômetros, portanto, aleatoriamente o defeito (ruptura ou fissura da isolação) aparecera em algum lugar, produzindo um potencial de risco ao choque elétrico.

Portanto, a compreensão do mecanismo do defeito da corrente elétrica no corpo humano é fundamental para a efetiva prevenção e combate aos riscos provenientes do choque elétrico.

O choque elétrico pode ser divido em duas categorias:

• Choque estático – ocorre devido à descarga eletrostática ou pela descarga de um capacitor.

• Choque dinâmico – ocorre quando se faz contato com um elemento energizado, o que podem ser causados pela tensão de toque ou pela tensão de passo.

Tensão de toque - É a tensão elétrica existente entre os membros superiores e inferiores do individuo, devido à circulação de corrente no objeto tocado. Por exemplo, um defeito na ruptura da isolação do cabo de um motor elétrico provoca a tensão de toque. O cabo condutor ao tocar na parte metálica do motor produz um curto circuito do tipo monofásico à terra. A corrente do curto-circuito passará pela carcaça do motor, entrara na terra e percorrera o solo ate atingir a malha da subestação, retornando pelo cabo na linha de transmissão ate o local do curto. Uma pessoa tocando no motor no momento do curto-circuito ficara sob medida a um choque proveniente da tensão de toque.

Figura 1 – Situação e o circuito elétrico equivalente

Tensão de passo – É a tensão elétrica entre dois pés no instante da operação ou defeito tipo curto-circuito monofásico à terra no equipamento. A tensão de passo é menos perigosa que a tensão de toque. Isso se deve ao fato de que o coração não esta no percurso da corrente de choque quando o corpo é submetido a tensão de passo. Esta corrente vai de pé em pé, mas mesmo assim é também perigosa. As veias e artérias vão da planta do pé ate o coração. Sendo o sangue condutor, a corrente de choque devido à tensão de passo, vai do pé ate o coração e deste ao outro pé. Por esse motivo, a tensão de passo é também perigosa e pode provocar fibrilação ventricular. Se a pessoa estiver com os dois pés na mesma superfície do potencial, a tensão de passo será nula.

Figura 2 - Situação e o circuito elétrico equivalente

• Fatores determinantes da gravidade do choque:

 Trajeto da corrente elétrica;

 Características da corrente elétrica;

 Resistência elétrica do corpo humano.

• Características da corrente elétrica

Corrente Contínua (CC) – A fibrilação ventricular só ocorrera se a corrente continua for aplicada durante um instante curto especifico e vulnerável do ciclo cardíaco.

Corrente Alternada (CA) – Entre 20 e 100 Hz, são as que oferecem o maior risco. Para corrente alternadas de freqüências elevadas, acima de 2000 Hz, as possibilidades de choques elétricos são pequenas, contudo, ocorrerão queimaduras.

• Efeitos do choque no individuo

 O choque elétrico provoca os efeitos relacionados a seguir:

 Parada respiratória - inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração;

 Parada cardíaca – alteração no ritmo cardíaco, podendo produzir fibrilação e uma conseqüente parada;

 Necrose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com