TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Gerados Na Mineração Por Rejeitos E Medidas De Controle.

Trabalho Universitário: Impactos Gerados Na Mineração Por Rejeitos E Medidas De Controle.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

A mineração no mundo sustenta umas das principais bases para o desenvolvimento tecnológico e o crescimento econômico, e é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equilibrada, desde que seja operada com responsabilidade social e sustentável. O presente trabalho apresentou através de pesquisas bibliográficas, dados obtidos sobre a geração de rejeitos do processo minerário e a concentração de metais pesados presentes em uma barragem de contenção de rejeitos.

Palavras Chave: Mineração, rejeitos, concentração.

1. Introdução

Um dos ramos que mais crescem hoje em dia no planeta é a Mineração, conhecida internacionalmente por alavancar o desenvolvimento econômico de muitas das nações do mundo, e é fundamental para a garantia da qualidade de vida.

Apesar de fundamental para a vida moderna, a atividade minerária apresenta aspectos ambientais com elevado potencial de gerar severos impactos ambientais. A geração de resíduos seja em sua forma liquida, sólida ou gasosa é um processo capaz de causar danos imensuráveis tanto ao meio ambiente como a saúde pública.

A fim de minimizar estes impactos, a utilização em minerações de ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes) e Barragens de Rejeitos se apresentam como medidas mitigadoras necessárias e eficientes, como também a elaboração de programas e projetos ambientais. Ambos tem finalidade decontrolar e monitorar os possíveis impactos, e são levantados no EIA (Estudo de Impacto Ambiental)e apresentados no RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), além de avaliadas pelos órgãos governamentais na elaboração das condicionantes cabíveis para a atividade proposta pelo empreendimento.

Sabendo dos problemas relacionados à geração de resíduos tanto na fase de implantação como de operação de minas, este trabalho tem objetivo de apresentar o controle realizado em uma barragem de contenção de rejeitos sobre os parâmetros de metais pesados e compara-los com a legislação vigente (CONAMA 396/08) a fim de obter a revalidação de sua licença de operação.

2. Revisão Bibliográfica

A mineração no mundo sustenta umas das principais bases para o desenvolvimento tecnológico e o crescimento econômico, e é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equilibrada, desde que seja operada com responsabilidade social e sustentável.[4] [5]

O processo de obtenção do minério inicia-se na extração de sua forma bruta que, após britagem e moagem, é submetido a um processo de flotação para concentração. O minério concentrado é transportado para a Usina de beneficiamento para processamento. Os rejeitos da flotação são encaminhados a um espessador para redução do teor de umidade e em seguida é encaminhado para disposição final na barragem, onde é lançado na região de montante do reservatório. [6]

A caracterização, quantificação e qualificação dos diversos tipos de resíduos sólidos gerados na etapa de instalação e operação de minas se faz necessário, pois através destes é possível evitar vários riscos provenientes de tais resíduos como: contaminação do solo, contaminação das águas, risco de propagação de doenças, riscos de emissões atmosféricas sem controle, destruição da flora local e afastamento da fauna.[7]

Entre os problemas gerados pela disposição de resíduos provenientes de mineração, destaca-se a presença de metais pesados como principal fator a ser estudado, monitorado e controlado por provocar sérios danos às formas de vida, inclusive aos seres humanos. Com o intuito de garantir a qualidade de vida das presentes e futuras gerações no ano de 2005 foi implementadoa CONAMA 357 que dispõe sobre a concentração máxima de elementos químicos, como por exemplo, os metais pesados, em corpos d’água e os classifica, tendo esta sido completada pela CONAMA 396 de 2008 e pela CONAMA 430/11 que aponta os padrões permitidos de lançamento de efluentes em cursos d’água.[8] [9] [10]

O enquadramento dos padrões obtidos nos testes químicos realizados na barragem é item levantado e apontado pelo órgão ambiental no EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental) como condicionante para que o empreendimento possa operar.

3. Materiais e Métodos

Foram realizadas pesquisas bibliográficas com o intuito de obtenção de dados sobre a geração de rejeitos do processo minerário e a concentração de metais pesados presentes na barragem de contenção de rejeitos e com o auxilio das normatizações pertinentes (CONAMAs 357/05, 396/08 e 430/11) comparados os valores obtidos para verificação do atendimento as condicionantes propostas pelo órgão ambietal no EIA/RIMA.

Também foi levantado, por pesquisa bibliográfica no relatório entregue pela mineração ao órgão ambiental competente, os valores de pH e STD (Sólidos Totais Dissolvidos).

5. Resultados Experimentais

É nítido e sabido que a implantação e operação de uma barragem de rejeitos apresentam aspectos ambientais com potencial para gerar impactos negativos. Entre outros fatores, têm-se como foco de observação, os resíduos que podem ser gerados durante a etapa de instalação e operação.

Estesestãoexibidos nas tabelas I e II respectivamente, como também o método de destinação utilizado para cada tipo de resíduo gerado.

Tabela I: Resíduos Sólidos Gerados Tabela II: Resíduos Sólidos Gerados na Etapa de Implantação Etapa de Operação

A inserção de qualquerelemento em uma barragem de rejeitos, pode provocar a alteração dos valores dos parâmetros analisados, portanto uma análise contínua se faz necessário. Os gráficos que seguem apresentam os valores das concentrações dos principais parâmetros físico-químicos analisados, e que representam o empreendimento em questão, como também o valor máximo permitido pela legislação vigente.

Gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com