TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DO CARBONO

Artigos Científicos: MERCADO DO CARBONO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  4.184 Palavras (17 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1. MERCADO DO CARBONO 4

1.1. Aquecimento Global 4

1.2. História da Questão Ambiental 7

1.3. Protocolo de Quioto 9

1.4. Mercado de Carbono 10

1.4.1. Comércio de emissões 11

1.4.2. Implementação Conjunta 12

1.4.3. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) 12

1.4.4. Mercado Voluntário 15

1.5. Exemplos de Projetos 15

1.5.1. Projetos internacionais 15

1.5.2. Projetos Brasileiros 17

LISTA DE TABELAS

Tabela 1.1.Principais usos de substâncias que destroem a camada de ozônio 6

1. MERCADO DO CARBONO

1.1. Aquecimento Global

O efeito estufa recentemente tem sido apontado como “vilão” na questão do aquecimento global. Porém o efeito estufa é um fenômeno essencial para a vida na Terra. Sem o efeito estufa, a temperatura na Terra seria em torno de -18ºC, contudo o fenômeno é o responsável por manter a temperatura média do planeta em 15ºC. Conferindo ao planeta as condições necessárias para existência e manutenção da vida.

Aproximadamente 30% da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, os 70% restantes ao atingir o topo da atmosfera terrestre é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra. A radiação solar chega á Terra na forma de ondas curtas de luz. Contudo a parcela de energia absorvida é radiada para o espaço em comprimentos de ondas mais longos (radiação térmica ou infravermelha), mas é bloqueada pela presença de gases que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.

A composição dessa camada de gases é formada por nitrogênio (aprox. 78%), oxigênio (aprox. 21%) vapor d’água (1%), dióxido de carbono (aprox. 0,04%) e outros gases em menor quantidade. (ICB, 2013)

Desde a revolução industrial a concentração na atmosfera dos gases do efeito estufa tem aumentado e, nos últimos anos, este ritmo tem sido acelerado. Segundo cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), a principal causa deste aumento é a queima de combustíveis fósseis utilizados para gerar energia e para a produção de bens de consumo. (BRASIL, 2012)

No Brasil, estas emissões estão amplamente ligadas ao desmatamento, principalmente da Floresta Amazônica. Outras fontes antrópicas de gases do efeito estufa são:

- Insumos utilizados na agricultura (alta concentração de nitrogênio);

- Dejetos suínos, processo digestivo de ruminantes (ex:gado), plantações de arroz (fonte de metano);

- Produção de gases refrigerantes (HFCs).

Alem do efeito estufa, outros processos também causados pela poluição contribuem para o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio é um deles.

A camada de ozônio (O3), situa-se entre 15 e 50 km de altitude tem a função de bloquear radiações solares, principalmente ultravioletas, impedindo que níveis mais intensos dessa irradiação atinjam a superfície da Terra. Segundo Braga (2005) São divididas em três grupos conforme comprimento da onda:

- UVA: não é absorvida pela camada de ozônio, radiação com comprimento muito próximo a luz visível;

- UVB: A camada de ozônio protege a Terra em cerca de 95% dessa radiação. A mesma apresenta vários efeitos prejudiciais como danos ao DNA, melanoma e outros tipos de câncer de pele. Além d causar sério danos à agricultura;

- UVC: Totalmente absorvido pela camada de ozônio, extremamente prejudicial.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as substâncias químicas que quebram as moléculas de Ozônio (O3) são produzidas pelo homem e dividem-se em vários tipos, como os CFCs (CFC-11, CFC-12, CFC-113, CFC-114 e CFC-115), HFCs (Hidroclorocarbonos), HBFCs (Hidrobromofluorcarbonos), Halons, CTC (Tetracloreto de Carbono) e o brometo de metila além de halons, CTCs (tetracloreto de carbono), HCFC (hidroclorofluorcarbonos) e brometo de metila. Por sua grande capacidade de absorver calor, os clorofluorcarbonos ou CFC eram os gases mais usados em vários aparelhos como geladeiras e condicionadores de ar domésticos, comerciais e industriais, além da área de transportes.

Tabela 1.1.Principais usos de substâncias que destroem a camada de ozônio

Substância Aplicações

CFC

CFC 11 - Espumas

- Aerossóis

- Refrigeração comercial, doméstica e industrial

CFC 12 - Espumas

- Aerossóis

- Refrigeração comercial, doméstica e industrial

- Em mistura com óxido de etileno como esterilizante

CFC 113 - Limpeza de elementos de precisão e eletrônica

CFC 114 - Aerossóis

- MDIs

HCFC - Refrigeração comercial, doméstica e industrial

- Espumas

- Extintores de incêndio

Halons -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com