TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA BREVE HISTÓRIA - Stephen Hawking

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

MINHA BREVE HISTÓRIA - Stephen Hawking

Stephen Willian Hawking, no seu livro MINHA BREVE HISTÓRIA conta sua trajetória, desde seu nascimento até seu reconhecimento como o maior físico teórico da atualidade. Stephen nasceu em Oxford, Inglaterra, no dia 08 de janeiro de 1942. Na infância estudou na Byron House School, é bastante curioso a respeito das coisas. Como ele disse: “Se você entende como o universo funciona, de certa forma pode controlá-lo”.

Prefere física em vez de outras disciplinas e explica: “Mas a física e a astronomia ofereciam a esperança de compreendermos de onde viemos e por que estamos aqui. Eu queria sondar as profundezas do universo. Talvez tenha tido algum sucesso, mas ainda há muito o que quero saber ”.

Stephen Ingressa na Universidade de Oxford, com penas 17 anos, após estudar na St. Albans School. Entra para o Boat Clube a fim de ter mais amigos, diz ter sido um desastre no clube porém, valeu a pena, ele diz “Apesar de meu insucesso como timoneiro, fiz amigos naquele ano e fiquei muito mais feliz “.

Em Oxford, onde segundo ele, o comportamento era antitrabalho, ele descreve este comportamento: “Você deveria ser brilhante sem esforço ou aceitar suas limitações e obter um diploma de quarta classe. Estudar muito para conseguir uma nota mais alta era considerado a marca de um “homem cinza”, o pior epíteto no vocabulário de Oxford”. Para Hawking o curso de física era organizado de tal forma que era fácil evitar estudar, Ele relata “Fiz uma prova antes de entrar, então passei três anos em Oxford tendo de fazer apenas as provas finais no fim do curso. Certa vez calculei que estudara cerca de mil horas nos três anos em que estive lá, uma média de uma hora por dia”. Mas conclui que isto não é bom.

 Stephen chega à Universidade de Cambridge em 1962 como estudante de Pós-Graduação, ele diz que foi para Cambridge estudar cosmologia. Inicia sua pesquisa sobre relatividade geral e cosmologia.

O Professor conta que no seu último ano em Oxford, nota que esta ficando desajeitado e vai ao médico depois de cair e a resposta do médico é: “Pare de beber cerveja”.

Os sintomas aumentaram depois que Hawking muda para Cambridge. Ele escreveu: “No Natal, quando fui patinar no lago em St. Albans, caí e não consegui me levantar. Minha mãe percebeu esses problemas e me levou ao médico da família. Ele me encaminhou a um especialista e, pouco depois de completar vinte e um anos, fui para o hospital fazer exames. Fiquei lá durante duas semanas, fazendo uma grande variedade de testes. Pegaram uma amostra do músculo do meu braço, prenderam eletrodos em mim, injetaram um fluido rádio-opaco em minha coluna e, por meio de radiografia, acompanharam o subir e o descer do fluido enquanto inclinavam a cama. Depois de tudo isso, não disseram o que eu tinha, apenas informaram que não era esclerose múltipla e que eu era um caso atípico”. É diagnosticado como portador de ELA (esclerose lateral amiotrófica), é nesta época que conhece Jane Wilde.

Hawking ao saber que tinha uma doença incurável que o mataria em pouco tempo fica bastante chocado. Não sabe o que vai acontecer com ele e nem a rapidez com que a doença avançaria, imaginou não viver o bastante para terminar, seu PhD. Nesta época começou a ouvir Wagner. Antes, estava entediado, nada parecia valer a pena, agora, diz ele: “percebi que havia um monte de coisas boas que eu poderia fazer se tivesse mais tempo”. Mas ele diz que não quer morrer. Revela que o motivo de querer viver foi ter ficado noivo da jovem Jane Wilde. Se casaram em julho de 1965, a partir daí enfrenta dificuldades, pois seu estado de saúde só piorava. Apesar das grandes dificuldades e desafios enfrentados, eles conseguiram adquirir um imóvel e ter 2 filhos, Robert e Lucy.

Segundo o autor, a grande questão em cosmologia no início da década de 60 era se o universo teve um princípio, inclusive muitos cientistas se opunham à ideia de um Big Bang, isto “porque sentiam que estabelecer um ponto inicial da criação levaria a ciência a um impasse. Seria necessário apelar para a religião e a mão de Deus para determinar como o universo tinha começado”. Stephen junto com Roger Penrose e Bob Geroch desenvolvem a teoria da estrutura causal em relatividade geral. Ele diz “Escrevi algo sobre isso em um ensaio que ganhou um Prêmio Adams em Cambridge, em 1966. Foi a base para o livro The Large Scale Structure of Space-Time, que redigiu com George Ellis e foi publicado pela Cambridge University Press em 1973”, uma obra extremamente técnica.

O Trabalho de Stephen com os buracos negros começa, segundo ele, com um momento “eureca” em 1970, ele diz: “Ao me deitar, me dei conta de que poderia aplicar aos buracos negros a teoria de estrutura causal que eu havia desenvolvido para os teoremas da singularidade”. Toda essa teoria foi desenvolvida antes que houvesse qualquer prova observacional dos buracos negros.  Diz que foi bem sucedido com a teoria da relatividade geral clássica. O trabalho dele com Penrose havia mostrado que a relatividade geral se desmembraria em singularidades.

Stephen Hawking é escolhido como membro da ROYAL SOCYETY. Relata que nesta época sua esposa Jane estava em depressão achando que a partir daí seria o declínio dele, pois imaginava que seus objetivos já teriam sido alcançados. Nesta época Hawking é convidado a ir ao Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia nos EUA e mudam-se para lá. No Caltech passa a usar uma cadeira de rodas elétrica, o que deu a ele um maior grau de independência. Recebeu também a medalha Pio XI. É neste período que trabalhou junto com um aluno, Dom Page, na possibilidade de se observar a emissão dos buracos negros que Stephen havia predito.

Ao retornar à Inglaterra, Hawking tem seu terceiro filho, Tim, em 1979. Sua esposa estava deprimida com a ideia da morte próxima e precisaria de alguém que cuidasse dela depois da sua morte. Ela encontrou Jonathan Jones e cedeu a ele um quarto na casa deles. Ele relata “Eu teria me oposto, mas também achava que iria morrer cedo e sentia que era necessário encontrar alguém que apoiasse as crianças depois disso“. Após sua saúde piorar, e numa viagem à Suíça quando ele contraiu pneumonia, foi levado às pressas para um hospital, lá os médicos acharam melhor desligar os aparelhos, mas Jane se opôs e o levou de volta à Inglaterra onde os médicos foram obrigados a fazerem uma traqueostomia, acabando de vez com sua capacidade de falar. Entretanto Walt Woltosz, um especialista em computação da California, o ajudou enviando um programa de computador desenvolvido por ele chamado Equalizer. David Mason, que trabalhava na Cambridge Adaptive Communications, acoplou um pequeno computador pessoal e um sintetizador de fala à cadeira de rodas de Hawking e com a ajuda desse sistema, ele escreveu então sete livros e diversos artigos científicos. Ministrou também uma série de palestras científicas ou populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com