TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stephen Hawking E A Visão De Ciência

Trabalho Escolar: Stephen Hawking E A Visão De Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

Stephen Hawking e a Visão de Ciência

Stephen William Hawking nasceu, em 8 de janeiro de 1942, exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seu pai era um biólogo/ parasitólogo. Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática. Como não pôde, por não ser disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). No mesmo ano, Hawking descobriu que possuía esclerose lateral amiotrófica (ELA), porém continuou seus estudos. Obteve o doutorado na Trinity Hall em Cambridge em 1966, onde é atualmente um membro honorário. Depois de obter doutorado, passou a ser pesquisador e, mais tarde, professor no Gonville and Caius College. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton, sendo atualmente professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge[1,2].

Casou pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Casou depois com sua enfermeira Elaine Mason em 16 de setembro de 1995. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências [2,3].

Uma das mais relevantes descobertas científicas de Stephen Hawking foi a que buracos negros emitem radiação, chamadas de radiação Hawking. Buracos negros são regiões no espaço da qual nada pode escapar, nem mesmo a luz. Hawking, em sua teoria, afirmou que dentro de um buraco negro o que pode-se encontrar é a singularidade, ou seja, com uma quantidade enorme de matéria acumulada e espremida com pouco espaço em seu interior, a gravidade se torna infinita ali. Assim tudo é esmagado em um ponto de densidade infinita, e este ponto é a singularidade[4].

Nas bordas do buraco negro há vácuo, e ao contrário do que muitos afirmam vácuo não é vazio, segundo a teoria quântica, nele surgem pares de partícula e antipartícula que desaparecem do nada. Nos arredores do buraco negro surgem pares de matéria e antimatéria, mas como ele possui gravidade extremamente forte, ele puxa a antipartícula para dentro de si e, enquanto isso as partículas conseguem escapar em forma de radiação de Hawking. Como as antipartículas que entram tem energia negativa, estas fazem o buraco negro perder massa, assim aos poucos ele encolhe e desaparece, porém antes de desaparecer, em seus momentos finais, o buraco negro cria uma grande explosão com energia de muitas bombas nucleares, por exemplo o Big Bag. A grande sacada de Hawking foi mostrar que em certo ponto, tudo em nosso universo estava espremido em uma singularidade, ela explodiu formando galáxias, estrelas e planetas[4].

Para Stephen, o Cosmo tem dois possíveis destinos, pode continuar se expandindo ou contrair-se de novo e terminar com o Big Crunch, porém para ele o mais provável seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com