TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOBILIDADE CORPÓREA DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS

Por:   •  25/3/2020  •  Resenha  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

MOBILIDADE CORPÓREA DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS: As motivações dos estudantes internacionais acolhidos por instituições de Educação Superior localizadas em São Paulo e Belo Horizonte

MOBILIDADE CORPÓREA DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS: As motivações dos estudantes internacionais acolhidos por instituições de Educação Superior localizadas em São Paulo e Belo Horizonte, é uma obra elaborada por Claudia Cristiane dos Santos Silva, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Programa de Mestrado em Gestão Internacional. O trabalho traz uma reflexão sobre as motivações dos estudantes internacionais acolhidos por instituições de Educação Superior localizadas em São Paulo e Belo Horizonte.

MOBILIDADE CORPÓREA DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS: As motivações dos estudantes internacionais acolhidos por instituições de Educação Superior localizadas em São Paulo e Belo Horizonte

O trabalho consiste em um estudo de caso que apresenta e permite uma observação acerca da mobilidade corpórea de estudantes internacionais com enfoque principal nas instituições localizadas em São Paulo e Belo Horizonte - de grande valia para as instituições – já que segundo a autora, o Brasil não tem o costume e nem tradição no processo de acolhimento de estudantes internacionais, porém há um grande contingente de estudantes que buscam a experiência de passar um período estudando nas instituições de ensino superior no Brasil, haja vista que, ainda de acordo com a autora, este processo que mobiliza uma quantidade expressiva de estudantes para além das fronteiras, é representativo na pauta de debate politico e acadêmico. Vertente mais notável da internacionalização da educação superior assume relevância no contexto da globalização.

Contudo, provavelmente essa corporação seja fragmentada, tendo em vista que, conforme a autora, nem todas as regiões do mundo tem livre acesso a dados, informações e conhecimento técnico-científico.  Antagonicamente, a mobilidade que contribui para incorporação, também propicia a exclusão.

Esta relação ramificada que se entrepõe no meio das sociedades com o passar do tempo, se expondo também no campo da educação, evidenciando-se na competência da mobilidade virtual e física dos estudantes.

De acordo com a autora, a mobilidade acadêmica não é um fato solitário, contrariamente, ela está associada às mudanças históricas, revelando-se mais veementes quando incorporadas por políticas educacionais neoliberais.

As motivações exibidas no campo dos estímulos que incentivam para que o Brasil seja escolhido para ocorrer o intercâmbio consideravam a vontade de se conhecer o país, desenvolver e praticar o idioma português, ter um currículo diferenciado e investir em uma carreira internacional.

As expectações acerca do fenômeno de mobilidade demostram ter sido supridas dado que, segundo a autora, se o que motiva os estudantes para fazerem intercâmbio no Brasil é o investimento em uma carreira internacional, quando vivenciam a significância dessa experiência, citam também a amplificação das probabilidades de colocação profissional.

A discussão em torno desse tema nos mostra, segundo a autora, que existem uma cadeia de aspectos em torno desse fenômeno. São várias vias que podem propiciar o desvelamento das inúmeras características da mobilização – tendo em vista que esse fenômeno é algo novo no país, ou seja, não faz parte da tradição das instituições de ensino superior brasileiras.

O estudo revela que é preciso ampliar o debate acerca desse fenômeno e efetuar mais pesquisas no aspecto quantitativo e também no qualitativo a fim de entender as características adjuntas à decisão dos estudantes em escolher o Brasil e especificamente as cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

A intervenção da autora vai além de expor a necessidade de discutir mais acerca do tema. O objeto de estudo abrange uma nova perspectiva sobre a mobilização corpórea dos estudantes internacionais para o país e suas motivações, ou seja, o que leva esses estudantes a escolherem o Brasil e numa visão micro, as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, especificamente.

Analisando o estudo é perceptível que, ao se tratar da cidade de São Paulo, o fato desta ser o principal polo industrial do país e a sua relevância econômica, são aspectos que atraem os estudantes estrangeiros favorecendo a escolha pela cidade. Há também o fato de que em São Paulo preexistem tratados entre instituições, é possível autenticar os créditos do estudante na sua instituição de origem e além do mais, possuir reconhecimento e certificado internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com