TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODERNIZAÇÃO NO DEP. DE COMPRAS

Casos: MODERNIZAÇÃO NO DEP. DE COMPRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  6.074 Palavras (25 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 25

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório teve como finalidade mostrar a importância do planejamento de compras de materiais para a empresa ETEC- EMPREENDIMENTOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA E COMERCIO LTDA, visando adquirir procedimentos corretos e adequados, de forma a garantir a integração do departamento solicitante com o departamento de compras, como estratégias logísticas de suprimentos juntamente com ferramentas de produção para buscar a otimização e redução de custo.

O estágio supervisionado teve uma duração de 160 (cento e sessenta) horas realizadas entre 12/8/2013 a 04/10/2013, na Etec, situada no S.I.A Sul, trecho 04, Lotes 510/530, Brasília, DF, em sua área de suprimentos, nos setores de compras. A experiência agregou valor tanto à minha quanto à pessoal.

“A função compras é um segmento essencial do Departamento de Suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planeja-las quantitativamente e satisfazê-la no momento certo com as quantidades corretas”. (DIAS, 1993,p.259).

A gestão de compras permite importantes ganhos com eficiência, redução de falhas e custos, rapidez e capacidade de rastreamento. O departamento de compras passou a ser parte estratégica para agregar valor a qualquer organização. Para que o departamento de compras atue de forma eficiente é necessário que haja o comprometimento de todos os envolvidos no processo, aumentado a satisfação do cliente gerando manutenção do negócio e abrindo possibilidade para novas oportunidade.

Estes processos envolvem uma série de procedimentos e afeta dois aspectos importantes: - disponibilidade do produto e custo - ambos com impacto direto no resultado ou na rentabilidade.

O estudo teve como objetivo avaliar o processo de compras de uma grande empresa de engenharia e estudar melhorias de colocação de pedidos de compra.

“ A área de compras não é um fim em si própria , mas uma atividade de apoio fundamental ao processo produtivo, suprindo-o com todas as necessidades de materiais (POZO,2010,p133)

Além disso quanto as funções de compras, Arnold (1999,p.207), nos ensina que “obter o material certo, nas quantidades certas, com a entrega correta (tempo e local), da fonte correta e no preço certo são todas as funções de compras

1.1 Caracterização da empresa:

A ETEC ENGENHARIA foi fundada em junho do ano de 1978, em Brasilia (DF) como escritório de engenharia. É uma construtora especializada em obras pesadas com forte atuação no Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais.

A empresa é especializada em obras de fresagem, reciclagem e pavimentação com asfalto ecológico com base na reconhecida capacidade de seus recurso humanos e na vanguarda da utilização de novas tecnologias.

Os principais vetores de atuação da ETEC são:

• Usinas de asfalto próprias estrategicamente espalhadas pelo Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais propiciando maior agilidade e menores custos em relação a concorrência

• O pioneirismo e o avançado know how em serviços de fresagem, reciclagem e pavimentação com asfalto ecológico (asfalto borracha)

• Parque de equipamentos de pavimentação e terraplanagem próprios superior ao da concorrência local.

• Jazida própria para extração e fabricação de brita, pedriscos e insumos para preparação de asfalto usinado.

MISSÃO

• Buscar continuamente a qualidade de nossos serviços e a satisfação dos clientes

VALORES

• A ETEC ENGENHARIA é fruto da necessidade do mercado de Empresas Prestadoras de Serviços que têm o compromisso com os seus Clientes quanto à Qualidade, Eficiência e Segurança.

1.2 Descrição das atividades desempenhadas no decorrer do estágio supervisionado.

Como forma de chegar aos objetivos deste estágio, o pesquisador elaborou um planejamento visando orientar as principais atividades desenvolvidas no decorrer da pesquisa. Para isso foi realizado uma reunião com o senhora Sandra Regina Gestora Orçamentaria e Supervisora do estágio supervisionado.

Para Apolinário (2006) o esboço de uma pesquisa representa o planejamento, com certo grau de detalhamento, daquilo que se pretende realizar. Trata-se do plano ou do esquema que o pesquisador pretende realizar em seu trabalho. Diante das considerações deste respeitável teórico, deu-se o prosseguimento do Plano de Trabalho do Estágio Supervisionado, adotando-se as seguintes estratégias:

a) Realização de visitas técnicas, com o intuito de conhecer todos os processos que são direta e indiretamente ligados ao departamento de compras;

b) Conhecimento do layout, dos pedidos de compra , fluxo de compras de materiais agregados, fluxo de compras emergenciais;

c) Foi traçado o universo de pesquisa e selecionou-se amostra para a realização de um pré-teste. O objetivo da aplicação do pré-teste foi conhecer as principais dificuldades e problemas levantados pelos profissionais que atuam diretamente com as atividades do departamento de compras;

d) Com o resultado do pré-teste, foi realizado um questionário. No questionário foram listados os principais problemas encontrados de como são solicitados os pedidos de compra da Empresa que foi objeto de estudo. Após elaboração do questionário, foi definido o universo da pesquisa e seleção da amostra;

e) Após a aplicação do questionário, foi feito coleta dos resultados. Gráficos e tabelas foram elaborados com o propósito de mostrar a frequência de cada problema listado pelos funcionários do departamento de compras;

f) Posteriormente analisou-se coleta de dados, que teve como objetivo, mostrar os resultados coletados e com isso dissertar as considerações acerca dos resultados obtidos.

1.3 Organograma

O organograma é o registro das posições hierárquicas da empresa no intuito de representar claramente o relacionamento entre cargos e funções. Em um organograma encontramos toda a organização das atividades empresariais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com