TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Casos: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 13

Polo de Osasco

Curso de serviço social – 7º semestre

DISCIPLINA: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Nome: Anderson Eduardo____________________________________RA.4115181124

Nome: Maria Luciana Amorim________________________________RA. 4115214100

Nome: Fabiana Diniz________________________________________RA.40233153096

Nome: Lúcineis tTeixeira_____________________________________RA.2034972496

Nome: Silvana Vaz__________________________________________RA.4177262408

Nome: Vanessa_Paula da Silva________________________________RA.1099178760

TITULO: FASES DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, AVALIAÇÃO.

TUTURA EAD: MARISELMA MAIDANA FERREIRA

Professor EAD: Mestre Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

OSASCO, 01 DE OUTUBRO DE 2013.

INTRODUÇÃO

Com a abertura política do país, tendo o processo de transição dado visibilidade ao agravamento das questões sociais e à escassez de recursos para programas sociais surgiu a necessidade de formulação de políticas sociais mais justas e, conseqüentemente, o aumento do interesse na avaliação da aplicação e utilização dos recursos disponíveis.

O Brasil Hoje é um aplicativo que permite a comparação de indicadores sociais das políticas públicas em planilhas e gráficos, originários de várias bases de dados oficiais, facilitando a organização e o acompanhamento das ações do poder público. Os indicadores não são simplesmente dados ou números, nos permitem conferir os dados de acordo com as questões postas na realidade social.

No primeiro momento, ao abordar a temática avaliação no âmbito do setor.

Público tenta-se apresentar sua importância, como instrumento que possibilite conhecer, compreender, aperfeiçoar e orientar as ações, com vistas ao aperfeiçoamento e realinhamento dos programas de governos, nos quais as políticas públicas são materializadas.

Em seguida, faz-se uma abordagem no que diz respeito às estratégias.

Metodológicas que vêm sendo utilizadas como base para orientar os estudos e análises de programas públicos, destacando-se os tipos de avaliação mais comumente usados para avaliar políticas públicas. Destaque é dado à avaliação de processos e de resultados.

Finalmente, enfatizam-se os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. Eles Foram incorporados na discussão teórica devido à sua importância nos estudos de avaliação de

Políticas públicas, tendo em vista sua relação direta com processos, resultados e impactos.

A avaliação, de um modo geral, tem sido definida como instrumento imprescindível para o conhecimento da viabilidade de programas e projetos, para o redirecionamento de seus objetivos, quando necessário, ou mesmo para a reformulação de suas propostas e atividades. Nesse sentido, a avaliação se revela como um importante mecanismo de gestão, uma vez que fornece informações e subsídios para tomada de decisão dos gestores, formuladores e implementadores de programas, pois possibilita conhecer o que está acontecendo e atuar sobre os fatos de forma a realizar ajustes necessários, economizando se dessa forma tempo e recursos, o que eleva a credibilidade das ações públicas.

O monitoramento é um processo sistemático e periódico de análise da gestão, Funcionamento e desempenho de programas e projetos. Tem como objetivo identificar desvios na execução das ações, entre o programado e o executado, diagnosticando suas causas e propondo ajustes operacionais, com vistas à adequação entre o plano e sua implementação.

As atividades de monitoramento são desenvolvidas durante a execução do Programa. Entretanto, para realizá-las é necessário ter conhecimento do projeto nas suas fases inicial e final, bem como na sua fase de desenvolvimento, pois isto permite verificar o seu andamento com relação a objetivos e metas, viabilizando, se necessário, redirecionar, ou, Mesmo, redesenhar algumas ações que se comportaram de forma não prevista. Trata-se, portanto, de um processo contínuo que retroalimenta o ciclo de ajustes de uma política. Deforma resumida. O monitoramento é um processo sistemático e contínuo que, produzindo informações sintéticas e em tempo eficaz, permite rápida avaliação situacional e a intervenção. Oportuna que corrige ou confirma as ações monitoradas

Projeto Medidas que Mudam Vidas

Missão

“Acolher os adolescentes e jovens, e zelar par que sejam protagonistas de sua história, no respeito de sua realidade histórico-cultural e num processo de integração à sociedade”.

Visão

“Propiciar aos jovens e adolescentes a ressocialização, num processo de inclusão, para que possam viver com dignidade e realizar as interações consigo própria, com o meio, com os outros e com Deus”.

PROJETO: MEDIDAS QUE MUDAM VIDA

A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC) órgão da Prefeitura do Município de Carapicuíba, localizada na Rua Maria Helena, 110 Centro de Carapicuíba, telefone 4183-7693 e e-mail sesp@carapicuiba.sp.gov.br, que tem como Secretario de Assistência Social o Sr Fabio Leite nomeado em Janeiro de 2013 pelo Prefeito Sergio Ribeiro.

A instituição Medidas socioeducativas atende jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade do Município de Carapicuíba com a missão de proporcionar atendimentos aos jovens, adolescentes e família, quando inseridos em Medidas Sócio Educativas, possibilitando construção de um projeto de vida que contemple ao usuário seu retorno à escola, profissionalização, ao lazer e a cultura permitindo-lhe a reflexão sobre seus objetivos e expectativas futuras, contudo com a participação social na gestão de política pública de assistência social, ou seja, proporcionar atendimento aos adolescentes e famílias através de orientação, acompanhamento e inserção em programas que assegurem seus direitos fundamentais estabelecidos por lei, promovendo ações que possibilitem a construção de projetos de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com